'O Pequeno Príncipe' aumenta vendas após obra entrar para 'domínio público'

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Publicado em 01/09/2015 às 22:29.Atualizado em 17/11/2021 às 01:35.
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As vendas do clássico "O Pequeno Príncipe", neste ano, têm ganhado mais um impulso: desde 1º de janeiro, a obra caiu em domínio público. Ou seja, de acordo com as leis brasileiras, após 70 anos da morte do autor, o livro pode ser publicado por qualquer editora sem o pagamento dos direitos autorais.

A partir da permissão, pesquisa divulgada pela da empresa Nielsen BookScan indica que no primeiro semestre deste ano, 58 edições do livro, nacionais ou estrangeiras, foram comercializadas nas livrarias do Brasil. No mesmo período do ano passado, havia 37 versões disponíveis.

"O Pequeno Príncipe" vendeu neste primeiro semestre quase 159 mil exemplares (alta de 123% em relação ao primeiro semestre de 2014) e arrecadou R$ 2,6 milhões (crescimento de 69%). Uma versão da editora Agir, com a tradução de dom Marcos Barbosa de 1952, foi a campeã de vendas neste ano, com 63 mil cópias vendidas.

O segundo "Pequeno Príncipe" mais vendido entre janeiro e junho deste ano (cerca de 29 mil exemplares) é a edição da Geração Editorial em capa dura, traduzida por Frei Betto. As editoras L&PM, Zahar e Casa da Palavra e Companhia das Letras também lançaram edições neste ano.

"O Pequeno Príncipe" também aparece no topo em outros rankings brasileiros, como do site sobre o mercado editorial www.publishnews. Neste ano, somente a venda da edição da Agir já garante o sétimo lugar entre os mais vendidos.

*Com agência.

 

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O ESCRITOR - Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944). Crédito: Divulgação

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