"O Som ao Redor" é melhor filme brasileiro em dez anos, diz Walter Salles

Folhapress
Publicado em 11/10/2013 às 21:45.Atualizado em 20/11/2021 às 13:16.

SÃO PAULO - Em artigo publicado no jornal espanhol "El País", o cineasta Walter Salles ("Central do Brasil") afirmou que "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho, é "o melhor filme brasileiro dos últimos dez anos" e uma "obra-prima que pode dar um novo rumo ao cinema brasileiro".

Salles abre o artigo lembrando que os brasileiros foram precoces no cinema, iniciando uma produção considerável de filmes pouco após o surgimento do cinematógrafo dos irmão Lumiére (franceses reconhecidos como os inventores do cinema), produção que logo foi interrompida pela Primeira Guerra Mundial.

O cineasta observa que o cinema do país continuaria oscilando dessa forma pelos anos, com picos de criatividade como nos anos 1960, com o Cinema Novo, e nova onda de ostracismo no final da década de 1980, com a estagnação econômica, e destaca o "cinema da retomada", produzido entre 1995 e 2003, que responderia a questões centrais da identidade nacional.

Ele afirma que, depois deste período, o gênero começou a enfrentar dificuldades crescentes no país e que, nos últimos anos, a presença de filmes brasileiros de ficção se tornou mais escassa nos festivais.

"Mas, em 2012, surge uma obra-prima que pode dar um novo rumo para o cinema brasileiro: 'O Som ao Redor', primeiro longa do ex-crítico de cinema Kleber Mendonça Filho, o melhor filme brasileiro dos últimos dez anos e, também, o reflexo mais agudo de nossa realidade atual", escreveu Walter Salles.

O cineasta aponta que, diferentemente dos filmes de ficção, o documentário brasileiro vive "um momento de intensa criatividade", graças à liberdade advinda de orçamentos reduzidos e a "mestres como Eduardo Coutinho e Nelson Pereira dos Santos" e a "jovens realizadores" como Eryk Rocha e Flavia Castro.

O artigo do cineasta abre um especial sobre o Brasil como potência cultural publicado por "El País", que traz como imagem principal uma foto de "O Som ao Redor" e reúne, além de outros textos sobre cinema, artigos sobre literatura, música, teatro e artes visuais brasileiros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por