Oficinas, teatro, filmes, contação de histórias... Veja a programação cultural das férias em BH
Ações ocorrem em museus, teatros, bibliotecas e centros culturais de forma gratuita ou a preços populares
Oficinas, apresentações de teatro, exibição de filmes, contação de histórias. Essas são algumas das atrações que compõem a programação especial de férias dos equipamentos culturais municipais.
Desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, as atividades acontecem durante todo o mês e visam o estímulo à criatividade e às mais diversas expressões artísticas.
As ações acontecem em museus, teatros, bibliotecas e centros culturais de forma gratuita ou a preços populares. A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
Centros Culturais e bibliotecas promovem atividades em todas as regiões
Os Centros Culturais municipais promovem uma programação especial de férias, oferecendo uma rica variedade de atividades para o público de todas as idades. Durante todo o mês de janeiro, serão realizadas oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa, mostras de cinema, contação de histórias, entre outras ações que estimulam a convivência e o acesso à cultura.
Nestes locais ganham espaço ações lúdicas que desenvolvem nas crianças habilidades específicas como a construção de brinquedos, a criação artística de desenhos e gravuras, a produção de bolhas de sabão entre outras ações. Além disso, as crianças têm a oportunidade de participar de jogos educativos e dinâmicas que incentivam o trabalho em equipe e a criatividade.
Essas experiências não apenas proporcionam momentos de diversão, mas também contribuem para o desenvolvimento motor, cognitivo e social, em um ambiente que valoriza a imaginação e a interação entre os participantes.
Já a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJBH), localizada na região central, terá uma ampla programação voltada à literatura.
Lugar de encontro para pessoas de todas as idades e, sobretudo, de promoção da leitura, da escrita e de valorização da literatura em suas diversas formas de expressão, a BPIJBH promove em janeiro uma série de atividades para crianças e suas famílias. Entre as ações está a “Manhã Encantada” (dia 4), que convida para um universo mágico de histórias através de leituras compartilhadas e oficinas literárias. Já nos dias 21 e 28 acontece a “Prosa Poética – Oficina de Escrita Criativa”, que traz uma oportunidade para o escritor aprendiz exercitar sua criatividade, além de abrir espaço para a troca de ideias e experiências.
Museus têm programação para além das exposições
A programação de férias dos museus municipais convida o público a vivenciar experiências que vão além das exposições tradicionais, promovendo atividades lúdicas e educativas para todas as idades. Na região da Pampulha, a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design desenvolve a oficina “Tardes Líquidas”, nos dias 27 e 28, que transforma a interação com a arquitetura e a paisagem da Pampulha em brincadeiras com bolhas de sabão e balões d'água, proporcionando uma vivência única para as crianças.
Já o Museu Casa Kubitschek promove, no dia 29 de janeiro, a atividade “Brincadeiras no Jardim”, que combina aprendizado e diversão no icônico Jardim de Burle Marx, explorando a fauna, flora e a história do espaço. No dia 31, a equipe do setor Educativo do Museu de Arte da Pampulha (MAP) promove uma tarde cheia de diversão, criatividade e aprendizado. O público será desafiado com jogos inspirados no clássico Imagem e Ação, atividades lúdicas baseadas em obras do acervo do Museu e no Conjunto Moderno da Pampulha como exploração e caça ao tesouro e impressão botânica. A ação acontece no Museu Casa Kubitschek.
Na região central, o Museu da Imagem e do Som (MIS BH) também aposta na interatividade com a oficina “Bordando o Som”. A atividade acontece no dia 18 de janeiro e os participantes terão a oportunidade de criar peças bordadas inspiradas nas músicas, letras e ícones da Bossa Nova. Já o Museu da Moda (MUMO) realiza, no dia 25, a oficina de “Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras”, conectando as crianças à ancestralidade por meio de jogos tradicionais.
No Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), a atividade “Jardins Coloridos”, em 26 de janeiro, convida os pequenos a expressarem sua criatividade ao pintar jardins no chão, integrando arte e natureza. Essas ações enriquecem as férias, incentivando a imaginação, o aprendizado e o envolvimento cultural em espaços que são verdadeiros patrimônios da cidade. A programação completa dos museus municipais está disponível no Portal Belo Horizonte.
Mostras de cinema e exibições de filmes
O Cine Santa Tereza promove em janeiro duas mostras especiais voltadas para as crianças. A “Sessão Infantil” apresenta, durante todo o mês de janeiro, de quarta a sexta-feira, divertidas animações para o público mirim. Já a “Mostra Especial de Férias”, aos finais de semana, traz vários títulos queridos das famílias, além de animações inéditas. A seleção traz obras como atos! (2024); Garfield: Fora de Casa (2024); Elementos (2023); Snoopy e Charlie Brown - Peanuts, o Filme (2016); Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo (2007), Castelo Rá-tim-bum, o filme (1999), dentre várias outras. O Cine Santa Tereza promove ainda a “Sessão Azul”, uma sessão voltada para todos os públicos, com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro do autismo. Será exibida a animação Wish: O Poder dos Desejos (2023). A sessão acontece no dia 1º de fevereiro.
O Cine Santa Tereza também apresenta uma seleção de filmes cuja ação, ou parte dela, está ambientada em áreas desérticas e áridas. A mostra “Tela em Transe: Desertos em Cena” traz obras de gêneros variados: dramas, faroestes, suspenses, ficções científicas, documentários, comédias, aventuras, e outros, que formam um painel eclético para o público se deleitar com as sessões de férias. Destaque para obras como “Duna 1” (2021) e “Duna 2” (2024), de Dennis Villeneuve; “Rastros de Ódio” (1956) de John Ford; “Mad Max: Além da Cúpula do Trovão” (1985) e “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015), de George Miller; “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964) e “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro” (1969), de Glauber Rocha; “Nomadland” (2021) de Chloé Zhao; “Django Livre” (2012) de Quentin Tarantino, entre outros títulos imperdíveis.
Outras exibições de filmes estão programadas para acontecer em espaços diversos da cidade. O Museu da Moda de Belo Horizonte promove o “Cine Mumo” com a exibição de filmes infanto-juvenis nos dias 16, 18, 23, 25 e 30 de janeiro. Os centros culturais Alto Vera Cruz, Lindeia Regina, Urucuia, Venda Nova, Vila Marçola e Vila Santa Rita também têm em sua programação exibições de filmes ao longo do mês de janeiro.
Espetáculos teatrais
Um dos destaques da programação de janeiro na cultura de Belo Horizonte é a 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, iniciativa que visa promover o acesso às artes da cena e a oferta de espetáculos nas cidades de Belo Horizonte e região metropolitana. Trata-se da maior campanha de popularização do teatro e da dança do Brasil, fazendo parte do calendário cultural da cidade e celebrando a arte em sessões para todas as idades. Os espetáculos têm ingressos vendidos a preços populares que podem ser adquiridos no site www.vaaoteatromg.com.br.
Com comédias para adultos e crianças, musicais e diferentes gêneros teatrais, o Teatro Marília será palco de encontros inusitados como o dos personagens machadianos Brás Cubas e Quincas Borbas, na peça “Por caminho de Brás Cubas”, dirigida por Ítalo Mudado (in memoria). Outros destaques são a peça infantil “A Festa dos Bichos no Cerrado”, da Reticencias Produções Artísticas e o famoso “O dia em que Alfredo virou a mão”, sob a direção de Luiz Henrique Moura.
No Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, a programação de férias também tem como destaque a 50ª Campanha de Popularização e inclui espetáculos como “O grande vale dos dinossauros”, com texto e direção de Othon Valgas, e “O Toró, de Shakespeare”, da Trupe de Teatro e de Pesquisa e Cia da Farsa. Já no Teatro Francisco Nunes o destaque fica por conta dos clássicos infantis como “Chapeuzinho Vermelho”, da FMS Produções e Eventos, “As Aventuras de Dom Quixote”, da O Trem Cia de Teatro, “Moana”, da Cyntilante Produções, e “O Mágico de OZ”, da Divertidamente Produções Artísticas.
Serviço
Programação Especial de Férias | Espaços culturais
Datas: de 2 a 31 de janeiro de 2025
Local: Equipamentos culturais da FMC, Belo Horizonte - MG
Programação Completa: Portal Belo Horizonte.
*Com informações da PBH
Leia mais