Olhar fotográfico sobre o mundo

Clarissa Carvalhaes - Hoje em Dia
07/05/2014 às 07:56.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:28

(Alexandre Suplicy)

Não é apenas estar na hora certa, no lugar exato. É capturar o flagrante do cotidiano urbano com um click pessoal, é criar um mundo particular. A partir desta quarta-feira (7) quem passar pelo Oi Futuro BH vai ter a chance de conhecer essas muitas perspectivas de mundo de fotógrafos de dez estados brasileiros.

Profissionais que participaram da exposição “Fotografia de Rua” – uma das muitas mostras que compuseram o Festival de Fotografia de Tiradentes em março deste ano.

“É uma exposição que revela o olhar aguçado do fotógrafo sobre a vida. Retratos de como ele observa o cotidiano”, explica o idealizador do Festival, Eugênio Sávio.

Foto documental

A exposição que contou com mais de mil fotos inscritas, apresenta 39 delas. Madu Dorela, que fez a curadoria da exposição ao lado de Rosely Nakagawa e Tiago Santana, destaca que a imagem de rua é uma categoria documental, por vezes despretensiosa, capaz de capturar fotos singulares de momentos únicos do cotidiano urbano.

“É a apreensão do espontâneo, não raro do inesperado ou do extraordinário pelo olhar atento do fotógrafo, que imprime a essas cenas do dia a dia da cidade um novo significado através de sua intenção, sua habilidade e seu desejo”, afirma.

Segundo ela, a chegada da câmera digital, do celular e a facilidade de acesso, reforçaram o caráter democrático da fotografia de rua, aumentando o número de adeptos.

Na estrada

A itinerância do “Fotografia de Rua” é uma promoção do “Foto em Pauta”, que também tem Eugênio Sávio como curador. Para ele, expor a mostra em BH é uma vitória diante de muitos empecilhos. “Tirar a exposição do âmbito de Tiradentes é uma conquista importante porque ela contribui para a divulgação do que tem sido feito. Este é um dos objetivos do festival, circular com as exposições, apresentar nomes, levando-as para além do festival”, afirma.

Entre os mineiros de BH que participam da exposição estão Élcio Paraíso, Jackson Romanelli e Randolpho Lamonier.

“Fotografia de Rua” Galeria de Artes Gráficas e Fotojornalismo do Oi Futuro (av. Afonso Pena, 4001, Mangabeiras). Terça a domingo, das 10 às 18h. Até 5/6

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por