Palco Aberto

Palácio das Artes abre espaço para novos talentos a partir desta quinta

O projeto Palco Aberto vai criar um novo espaço para diálogo entre estudantes do Cefart e artistas de diversas linguagens

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
13/06/2024 às 09:24.
Atualizado em 13/06/2024 às 09:31
Palácio das Artes

Palácio das Artes

O Palácio das Artes, no Cenro de Belo Horizonte, a partir do mês de junho, se converte em espaço de honra para novos artistas interessados em compartilhar suas habilidades e talentos. A Fundação Clóvis Salgado (FCS) inaugura, nesta quinta-feira (13), o projeto Palco Aberto, que, ao longo de 2024, vai criar um novo espaço para diálogo entre estudantes do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) e artistas de diversas linguagens num clima descontraído, a céu aberto.

As atividades acontecerão ao ar livre, nos jardins internos do Palácio das Artes, das 18h às 21h, com entrada gratuita. Nesta primeira edição, a programação se estenderá também aos dias 14 e 15 de junho, incluindo as ações do Dia do Pequeno Artista, que ocorre no próximo sábado.

As pessoas interessadas em se inscrever nas próximas edições devem preencher um formulário com informações de identificação, dados de contato e a proposta. A cada edição, um conjunto diferente de atrações, com grupos musicais, bailarinos, atores, poetas, DJ’s, tecnologias da cena e muito mais.

Na estreia, a programação abre com intervenções artísticas e com o Grupo de Percussão do Cefart, coordenado pelo professor Rosinei Andrade, e que trará ao público a performance musical “Pandemônio”, totalmente ao som de pandeiros. Logo depois, entra em cena a Big Band Cefart, formada por estudantes e professores da Escola de Música, sob regência de Camilo Christófaro e com um repertório que vai de Adele a Tom Jobim. Após um breve interlúdio com outras intervenções artísticas, o projeto Lira Club chega às 20h para fechar a noite, incorporando diversos gêneros musicais, como o rock, o pop, o blues e o jazz, em um show que contempla grandes nomes da música popular, tais quais Aretha Franklin, James Brown, Janis Joplin, Alanis Morissette, Amy Winehouse e David Bowie.

O presidente da Fundação Clóvis Salgado e idealizador do projeto, Sérgio Rodrigo Reis, afirma que o “’Palco Aberto’ é, antes de tudo, uma festiva conquista. O projeto representa mais um espaço para a democratização da arte e da cultura, aberto para trazer, promover e descobrir novos talentos, além de uma vitrine que dá visibilidade para as inúmeras e variadas ações do Cefart e da Fundação Clóvis Salgado. Mais que um berço, ‘Palco Aberto’ quer ser onde nascem as estrelas”, salienta Reis.

Um “Palco Aberto” para todos os encontros

Além de apresentar e divulgar o trabalho de artistas das cenas belo-horizontina e mineira atuais, serão realizados ainda ensaios, oficinas, processos criativos, rodas de conversa e aulas abertas em diálogo com o Cefart, de modo a aproximar o público do fazer artístico e dos procedimentos de criação que antecedem as apresentações, ampliando as possibilidades de experiências culturais para os visitantes do Palácio das Artes.

A Diretora do Cefart, Priscila Fiorini, destaca o “Palco Aberto” como uma oportunidade para dar visibilidade a artistas ainda em início de carreira, assim como uma vitrine para alunos, ex-alunos e grupos da escola. “A ideia do projeto é justamente sair da estrutura formal dos teatros, promovendo esses encontros mais intimistas e despojados, do público com os artistas. Pensamos em uma programação jovem, afinada com o que está sendo produzido e pensado atualmente nos mais diversos campos artísticos”, explica a diretora.

Como uma extensão ao dia principal de apresentações, o palco modular montado nos jardins internos do Palácio das Artes sempre será mantido no espaço por mais tempo, ampliando o contato de artistas e do público com a nova proposta. Nesta primeira edição, a sexta-feira (14) e o sábado (15) serão os dias adicionais reservados para mais atrações.

No segundo dia, das 14h às 18h o público poderá acompanhar aulas e ensaios abertos dos estudantes das Escolas de Música, Dança e Teatro; já às 15h30 haverá um ensaio aberto do grupo Camerata de Violões do Cefart; e, a partir das 19h, será a Banda Sinfônica do Centro de Formação a responsável por movimentar o palco. O sábado, por sua vez, integrará ao “Palco Aberto” a programação do “Dia do Pequeno Artista”, das 10h às 17h, com diversas ações de Música, Cinema, Teatro, Dança e Circo para crianças de todas as idades, desde a primeira infância até a pré-adolescência.

Nathalia Romana, que integra a Big Band Cefart há cerca de dois anos, se apresenta na primeira edição do “Palco Aberto” tanto com o grupo do Cefart quanto com sua própria banda, Lira Club, criada em agosto de 2023, e que desde então já marcou presença em vários pontos de Belo Horizonte e região metropolitana. “Eu fiquei muito feliz com a iniciativa e oportunidade. Acredito que artistas periféricos como eu existem aos montes aí fora, com muita bagagem e muito talento, e ficamos buscando uma chance de sermos vistos e valorizados, então me alegra imensamente a oportunidade de abrir o projeto. Creio que as próximas edições, com outras pessoas, também vão ser muito especiais, porque Belo Horizonte tem muita gente boa, mas falta espaço. O público pode esperar um show dançante e nostálgico. Estamos trazendo várias grandes divas do soul, do R&B, do rock e do disco, então promete ser uma apresentação muito animada", adianta.

PROGRAMAÇÃO “PALCO ABERTO” (junho)

13/6 (quinta-feira)
18h – Intervenções artísticas de dança
18h30 – Abertura com o Grupo de Percussão do Cefart com a intervenção musical “Pandemônio”
18h50 – Big Band Cefart
19h50 – Intervenções artísticas de dança e teatro
20h – Lira Club

14/6 (sexta-feira) – Experimentações e processos criativos do Cefart
14h às 18h – Aulas e ensaios abertos dos estudantes das Escolas de Música, Dança e Teatro
15h30 – Ensaio aberto do grupo Camerata de Violões do Cefart
19h – Banda Sinfônica do Cefart

15/6 (sábado) – Dia do Pequeno Artista 
Jardins Internos
10h –  “A Lenda de Ananse – Um herói com rosto africano”, com Teatro Negro e Atitude
12h30 – Mostra da Escola de Dança do Cefart
14h – Circo de Brinquedo, com CircoLar
16h – Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes
10h às 17h – Palhaças Brincantes, com Caixa Mágica
10h às 17h – Entre Livros – Feira de troca de livros
10h – Oficina de Aquarela e Pintura
11h – Oficina de Musicalização Infantil
11h – Oficina de Chocalho
12h – Oficina de Libras: Soletrando com as mãos
13h – Oficina de Isogravura
14h – Oficina de Carimbaria
15h – Oficina Tabuleiro Acessível

Cine Humberto Mauro
11h – “Matilda” (Danny De Vito, EUA, 1996) | Livre| 1h42
Sala Juvenal Dias
11h30 – Espetáculo Musical “Caracol”, de Irene Bertachini e convidados
15h – Contação de história “Labati: o desafio de recomeçar”, com Sol de Sabiá

Palco Aberto

Data: 13 (quinta-feira), 14 (sexta-feira) e 15 de junho (sábado, Dia do Pequeno Artista)
Horário: Variáveis
Local: Jardins internos do Palácio das Artes
(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400

Leia também:
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por