Palestra com Ailton Krenak em BH vai debater acesso do público a 'saberes ancestrais'
Evento faz parte da programação da exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, em cartaz no CCBB BH até 30 de novembro
O ambientalista e líder indígena Ailton Krenak estará em Belo Horizonte no próximo sábado (9) participando de uma palestra sobre o acesso do público aos saberes ancestrais, direitos humanos e resgate das cosmovisões sustentáveis do passado por meio da produção cultural. O evento será no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH), a partir das 19h.
Para participar da palestra, os ingressos gratuitos poderão ser retirados no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH, uma hora antes do evento.
O debate “Confluir Mitos e Encantarias: Arte, Memória e Direitos Humanos” terá, ainda, a participação do artista Rafael Prado e da ativista Claudelice Santos. Juntos, irão dialogar sobre a preservação da cultura e dos territórios, criando um diálogo entre arte, ativismo e espiritualidade.
O evento integra a programação da exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, em cartaz no CCBB BH até 30 de novembro.
Ailton Krenak tem papel ativo na defesa dos direitos dos povos indígenas no cenário nacional e que, a partir da curadoria da exposição, vai apresentar uma seleção única de registros realizados pelo fotógrafo japonês Hiromi Nagakura na década de 1990.
Rafael Prado, natural de Rondônia, que vai apresentar a pesquisa, ainda em desenvolvimento, focada nas encantarias amazônicas, em que evidencia o maior desafio na luta pela defesa da floresta.
Claudelice Santos, ativista e liderança na luta pelas populações tradicionais e pela conservação da Amazônia, trabalho que assumiu em memória do irmão José Cláudio Silva e da cunhada Maria do Espírito Santo, assassinados em 2011. A mediação será da jornalista Mariana Cordeiro.
Serviço:
Palestra “Confluir Mitos e Encantarias: Arte, Memória e Direitos Humanos”
Data: sábado (9)
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH – Teatro I (Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, BH)
Horário: 19h
Duração: 120 minutos
Entrada gratuita, com retirada de ingressos pelo site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH
Haverá uma cota para retirada exclusivamente na bilheteria do CCBB BH, uma hora antes do evento.
Classificação indicativa: Livre
Com interpretação em Libras