Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Paola Rettore lança AVEsTRUZ, seu livro-objeto

Do Hoje em Dia
Publicado em 25/08/2012 às 10:24.Atualizado em 22/11/2021 às 00:44.

A multiartista Paola Rettore (Paola Rettore Dance Uncia) lança o livro-objeto “AVEsTRUZ – Só Tenho Rascunhos” (R$ 120), hoje, a partir das 11h, na Livraria e Café Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi). De março a julho deste ano, a artista realizou, em Belo Horizonte, interferências urbanas que foram registradas. Suas reverberações em foto, vídeo e peças gráficas se transformaram em uma pequena edição de 200 exemplares únicos, manufaturados, denominados “livro de artista” ou “livro-objeto”.

As performances foram feitas a partir da construção de sete roupas-esculturas, criadas e confeccionadas pelo artista Marciano Mansur. As vestes questionam, em sua maioria, relações de poder, trabalhando no limite do exagero, da ironia, da provocação e da poesia.

Nas ruas, com a colaboração teórica de Adelaine LaGuardia e Silke Kapp, foram vistas pré-personagens, como a Ciborgue, a mulher Esmalte, a mulher Anos 50, Sofia e a mulher que dá diplomas. “Este trabalho tem o figurino como objeto, a rua como cenário, o clown, como escultura”, explica Paola Rettore.

O livro-objeto desenhado por Lais Freire traz fotos de Eugênio Sávio e Weber Pádua. O vídeo de Marcelo Kraiser realiza outra poesia às performances. Cada livro é batizado com um nome de um esmalte e torna-se único com oito folhas feitas pelos artistas: Cibelle de Pádua, Lidia Lana, Marciano Mansur e Paola.

CANÇÃO POPULAR

Já na Livraria Mineiriana (Rua Paraíba, 1.419, Savassi), Miriam Hermeto lança “Canção Popular Brasileira e Ensino de História” (Autêntica, 216 páginas, R$ 45), hoje, às 10h.
A historiadora propõe a utilização da música brasileira como forma de educação sentimental e política de alunos. Miriam Hermeto é professora do Departamento de História da Fafich/UFMG, com doutorado nessa área de conhecimento e mestrado em Educação, ambos pela mesma universidade.

Já na Livraria Leitura do BH Shopping, acontece, hoje, às 14h, o lançamento do livro “Foi Assim” (Editora Livre Expressão), de Maria Fernandes. Trata-se de uma autobiografia, com ênfase na experiência vivida pela autora em Londres, na qual ela se expõe, contando sem laivos de vaidade, a realidade do que viu e viveu durante uma sacrificante viagem “em busca de uma vida melhor”. A autora nasceu e foi criada na cidade de Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por