Para a gente que não quer só comida, diversão e arte

Hoje em Dia
22/08/2014 às 08:26.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:53

(Pedro Vilela)

Vamos aos números: 12 jantares, 12 restaurantes na praça, 70 atrações artísticas e nada menos que 70 cursos de gastronomia e degustações. Não bastasse, lançamentos de livros, exposições e exibições de vídeos. Com todos esses trunfos na manga, começa nesta sexta-feira (22) o 17º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que se encerra dia 31.

E como interagir é o intuito principal do evento, grande parte da programação acontecerá nas praças da cidade histórica. Caso do “Restaurantes na Praça”, que neste ano abrigará 12 casas – duas a mais do que em 2013. Cada restaurante oferecerá cardápio fixo, com três pratos, além de uma sugestão por noite, de acordo com cada casa. Os valores serão entre R$ 20 e R$ 50 por prato.

O Largo das Forras recebe os restaurantes de Tiradentes (Gourmeco, Archote Clube Restaurante, Creperia Debret, Boteco da Fábrica, Pau de Angu e Estalagem do Sabor) e o Largo do Chef abrigará os estabelecimentos de BH (Vecchio Sogno, A Favorita, Roza Catering, Haus München, Belo Comidaria e Cantina Piacenza).

No quesito atrações artística, a programação desta sexta tem início às 17h, no Largo do Chef, com TánoaR. Na sequência, por lá, passam Arts Nomades (18h), Corda com Corda (19h), MR Quintet (20h30) e Coutto Orchestra (SE, às 22h). Já no Largo das Forras, a agenda começa com Rui Moreira (17h), Rafael Dias e Max Sales (duo de violão e violino, 18h), Armatrux (19h30), grupo Pedacinhos do Céu (20h30) e grupo Harlem (22h).
 
‘Rota do Sabor’ dá início à sua quarta edição, em Nova Lima
 
Começa nesta sexta-feira (22), em Nova Lima, o 4º Festival Gastronômico Rota dos Sabores, que segue até dia 21 de setembro. O evento reúne 29 estabelecimentos localizados naquelas que são consideradas rotas de desenvolvimento turístico do município: Rota Sede, Honório Bicalho, Vila da Serra, Macacos e 040.

Para essa edição, os bares e restaurantes prepararam pratos que remetem às características da cidade, percorrendo a típica comida mineira feita em fogão a lenha, com toques da cozinha nacional e internacional. O pão sírio e o bacalhau do porto, por exemplo, são os ingredientes principais do prato “Coisa do Ponga”, do Bar Araponga, localizado na sede de Nova Lima. A receita “Bacalhau à Grega” do São?Nunca!Butiquim combina ingredientes nacionais e internacionais, como o bacalhau fresco empanado com pasta grega à base de batatas e molho de camarão.

Predominam, em outros pratos, iguarias mineiras, como o queijo, goiabada, mandioca, rapadura, milho verde e broto de feijão. O sabor e o aroma do pequi, muito utilizado na culinária sertaneja, é explorado na receita “Saudades da Mamãe”, do Agretti. Entre as receitas mais exóticas do 4º Rota dos Sabores está o “Cappuccino de Mandioquinha com Chantilly de Camarão”, do Chalé Santhé. Para harmonização, a novidade é o Festival de Vinhos e Cervejas Especiais. Alguns restaurantes indicarão a melhor bebida para acompanhar os pratos. Outras atrações são o Concurso de Purrinha e as intervenções artísticas e musicais.

“Rota do Sabor” – Informações: 3581-8423 ou 3581-8438, ou no site: novalima.mg.gov.br/

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por