Para brindar aos 80 anos de Mauricio de Sousa, o Hoje em Dia convocou... Magali!

Elemara Duarte - Hoje em Dia
27/10/2015 às 07:31.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:13

(Flávio Tavares)

“É muito louco o que meu pai fez com a gente... Fico até emocionada”, confessa Magali Spada e Souza, enquanto devora, a convite do Hoje em Dia, um quarto de uma melancia, em pleno Mercado Central, na última quinta-feira. Aos 54 anos, a filha do cartunista Mauricio de Sousa – que exatamente nesta terçaf-feira (27) completa 80 anos – ainda se mostra impressionada ante a fama com a qual ela e os irmãos convivem desde os primeiros anos de vida.

“Culpa” do olhar perspicaz do artista agora octogenário. Inspirado na família e nos amigos, ele criou a turminha mais famosa dos quadrinhos brasileiros. Magali é a terceira dos dez filhos do cartunista e está radicada em Belo Horizonte há cerca de 20 anos.
 

Frisson no Mercado

Magali já é – acredite! – avó, mas nem parece que aquela mulher elétrica, sorridente, de cabelos longos e com um celular com capinha do Bidu – o primeiro personagem que o pai criou, em 1959 – já chegou aos 50. Outra prova de que o tempo realmente voa: Magali, a personagem inspirada nela, tem 51 anos.

“Ela é mais bonita que a boneca”, elogia o cliente do mercado, o advogado Izordino Nunes Álvares, ao ver a movimentação para as fotos na “Praça do Abacaxi”. Naquele dia, a praça foi “da melancia”, a fruta preferida da entrevistada na vida na ficção – e na real.

“Já fui criança um dia, né? Quem não conhece a Turma? Mas jamais imaginei encontrar a Magali aqui. E ainda comendo melancia!”, exclama o advogado. Pai de uma filha, ele ensinou a garota a gostar da Turma e diz que o olhar “criativo, mas com simplicidade” do cartunista é o que falta a muita gente.

“Sempre vendi melancia aqui. Mas o nome do setor pegou porque tinha mais abacaxi. Ficava tudo cheio de abacaxi aqui em volta, no chão”, explica o comerciante Antônio Procópio Filho, 79 anos (foto na galeria abaixo), embrulhando, em um plástico, uma boa fatia da fruta para a visitante ilustre.

Magali veio para BH com o primeiro marido, que trabalhava em uma rede de shoppings centers. “Apenas meu terceiro filho, do segundo casamento, nasceu aqui. Adoro esta cidade, gasta-se menos e a comida é uma delícia. Quando vou a um restaurante, parece que estou na casa de um parente”.

E de família, Magali realmente entende. “Meu pai fez personagem com todos os filhos. Alguns não aparecem muito, mas ele os coloca na Turma da Mônica Jovem ou em exposições”. E é ao lado deste grupo que o artista comemora a data de hoje. “Será um jantar junto aos meus funcionários, amigos e minha família. Nada melhor para começar uma nova década”, avisa Mauricio, ao Hoje em Dia.
 

 

MAURICIO DE SOUSA - O cartunista "oitentão" diz que que não pensa em se aposentar. Crédito: Julio Maeda/Divulgação

 

"Hoje em Dia, a gente não envelhece, e sim, evolui"

Aos 80 anos e em plena atividade profissional, Mauricio de Sousa é certeiro: “Definitivamente a palavra aposentadoria não entra em meu dicionário”. E explica: “Hoje em Dia, a gente não envelhece. Evolui”, diz ele, que este ano foi o grande homenageado da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. O aniversariante lembra que já tem mais de 400 personagens criados em 55 anos de trabalho. “Mas sempre há lugar para mais. Temos muitas ideias e vontade de realizá-las”.

Magali se lembra bem do pai em uma destas “iluminações criativas”. Quando sua mãe faleceu, ela herdou alguns pertences, entre eles, um diário do pai. “Ele falava de quando eu nasci, contando que eu mamava, mamava... até babar. Já a Mônica (a segunda filha) ficava com ciúme não sei do quê, e tinha um forte senso de justiça”.

E a história da melancia? “Eu como muito!”, admite. Mas você é tão magrinha... “Tive sorte. A gente teve uma infância com casa cheia, com muitos primos. E sempre tinha melancia. Era uma fruta que dava para todo mundo”.

No final da “refrescante” entrevista, no Mercado Central, Antonio Procópio Filho, o dono da barraca de frutas, que há 61 anos trabalha na Praça do Abacaxi, foi logo avisando, animado: “Vou falar com meu filhos e netos que a Magali esteve aqui comendo as melancias da loja”.

"Turma da Mônica Adulta" é um dos projetos acalentados

Com a criatividade aliada ao empreendedorismo, Mauricio de Sousa sonha em lançar a “Turma da Mônica Adulta”. “Os personagens começariam com uns 25 anos e ano a ano envelheceriam junto aos leitores. Fariam 26 anos no ano seguinte e assim por diante. O assunto seria do dia e da hora. Uma espécie de folhetim que pretendo realizar num futuro próximo”.

Parece que as ideias não se esgotam na mente de Mauricio de Sousa. Mas como o cartunista, aliou o agradável da criação ao útil do empreendedorismo ao longo de sua carreira? Ele diz que foi por meio de um conselho do pai. “Quando dava os primeiros passos na minha carreira de desenhista, meu pai disse que se quisesse mesmo seguir essa profissão, que desenhasse de manhã e administrasse minha carreira à tarde. Foi o que fiz”.

Hoje, Mauricio possui mais de 150 contratos de licenciamento, que geram quase 3 mil itens: brinquedos, decoração, higiene pessoal, material escolar, alimentação, vídeos, revistas e livros. Os produtos licenciados Mauricio de Sousa Produções já foram exportados para cerca de 90 países, e a marca é líder em licenciamento no País.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por