Nas regiões mais altas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul costuma nevar durante o outono e o inverno. Não chegam a ser “nevascas”: são quantidades relativamente pequenas, mas o suficiente para colorir os campos e árvores de branco e fazer a alegria dos turistas – e, por conseguinte, do comércio e das pousadas dos arredores.
Em Gramado, na Serra Gaúcha, a possibilidade de neve sempre existe, mas é cada vez menor. Na primeira metade do século 20, o fenômeno ocorria com regularidade e certa abundância. Hoje, a frequência caiu consideravelmente.
De olho justamente no público que aprecia esse tipo de atração e também naquele que nunca viu neve na vida, está sendo construído um verdadeiro centro de diversão na neve em Gramado, na estrada que liga a cidade à vizinha Nova Petrópolis.
A Snowland tem previsão de ser inaugurada até novembro deste ano. Seu objetivo é reproduzir um clima europeu no alto da Serra Gaúcha.
Será um vilarejo com 48 mil metros quadrados, sendo 14,8 mil deles em área coberta. Cerca de R$ 60 milhões estão sendo investidos pela família Caliari e seus sócios-investidores.
O primeiro parque de neve indoor das Américas utilizará a mesma tecnologia presente em parques similares, como na própria Europa, Estados Unidos e Dubai. Lá dentro, temperatura constante, entre 1 grau centígrado negativo e zero grau. Praça de alimentação e lojas farão parte do complexo.
Leia mais na Edição Digital