Pau Brasil celebra 30 anos de trajetória no Santa Efigênia

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
Publicado em 25/04/2014 às 08:13.Atualizado em 18/11/2021 às 02:17.

Ano passado, o Pau Brasil celebrou seus 30 anos de carreira com um produto diferenciado: um “Caixote”, com oito álbuns (alguns inéditos no Brasil e outros que não haviam sido lançados em CD), um DVD e um livro sobre o grupo, escrito pelo jornalista Carlos Calado. O lançamento foi um bom motivo para que o quinteto investisse em um show comemorativo, que passa por todas as suas fases nessas três décadas, que poderá ser conferido pelos mineiros esta noite, na Praça Floriano Peixoto, dentro do projeto “BH Instrumental”.

No repertório estão composições próprias e releituras com a cara do grupo, famoso pelo virtuosismo e pela qualidade nos improvisos, ao passear pelas mais diferentes matrizes brasileiras – baião, xaxado, maracatu, samba, choro e Villa-Lobos, homenageado no último álbum do Pau Brasil.

“O nome do grupo não foi escolhido à toa, queríamos fazer uma música que fosse levada para fora do Brasil. O nome foi ainda inspirado no movimento modernista e no ‘Manifesto Antropofágico’ de Oswald de Andrade, onde ele fala para colocarmos todas as culturas que nos influenciam dentro de um caldeirão e canibalizar isso, transformando numa linguagem própria. Essa ideia permanece até hoje”, afirma o baixista Rodolfo Stroeter, que atua no grupo ao lado de Nelson Ayres, Ricardo Mosca, Paulo Bellinati e Teco Cardoso (que hoje, excepcionalmente, será substituído por Cássio Ferreira).

Stroeter explica que o Pau Brasil passou por diferentes caminhos e linguagens ao longo das três décadas – especialmente porque mais de 20 músicos passaram de alguma forma pelo grupo –, sempre dialogando com atualidade. “A biografia do Pau Brasil escrita pelo Carlos Calado é, na verdade, um histórico da música instrumental daquela época até hoje. Há um panorama da efervescência da música independente dos anos 80, da época em que tocávamos na Lira Paulistana, e como isso evoluiu ao longo do tempo”.

Edital

A partir deste ano, grupos de Belo Horizonte e região metropolitana poderão se inscrever para participar, como atrações de abertura, dos shows do projeto “BH Instrumental”. O prazo para as inscrições termina no dia 2 de maio, por meio do e-mail editalinstrumental2014@veredasproducoes.com.br.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por