Com certificado

Pesquisador da UFMG oferece minicurso gratuito de arte sonora; inscrições limitadas

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com.br
31/07/2023 às 14:42.
Atualizado em 31/07/2023 às 14:43

Os alunos serão introduzidos à arte sonora de forma teórica e prática (Dri Galuppo)

O músico, artista sonoro e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Frederico Pessoa, vai ministrar um minicurso, de 15 e 31 de agosto, com seis aulas on-line e gratuitas sobre o campo da arte sonora. As inscrições para o minicurso estão abertas por formulário on-line e as vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.

O evento faz parte do projeto Arte Sonora: modos de fazer, modos de pensar. As aulas serão divididas em três módulos: história e percurso do conceito de arte sonora, estudo de obras específicas de artistas sul-americanos e práticas de aproximação ao processo criativo. O objetivo é que os alunos sejam introduzidos à arte sonora de forma teórica e prática, conhecendo um panorama do campo e desenvolvendo suas ideias. 

O curso será ministrado nas terças e quintas-feiras, às 19h30. Cada encontro terá entre uma hora e uma hora e 30 minutos de duração, com emissão de certificados para alunos com frequência mínima de quatro aulas. O projeto tem reserva de vagas para deficientes visuais e todas as aulas serão conduzidas com acessibilidade a esse público. 

 “A arte sonora é um campo ainda pouco conhecido, mas que vem se expandindo nos últimos anos no Brasil. Ela abre espaço para uma diversidade muito ampla de experimentações e criações com o som que abraçam o diálogo com outras artes. O curso parte de uma pesquisa sobre as criações sonoras que se inserem no campo e sobre artistas que vêm produzindo obras que pedem uma escuta renovada do mundo, tanto para apreciar os sons de uma forma diferente quanto para ter consciência de seu papel na formação das relações entre os seres humanos e mais que humanos. Durante o curso, vamos abordar diversas práticas artísticas que nos conduzirão por esse caminho de abertura dos ouvidos e nos instigarão a explorar nossa criatividade através dos sons”, explica Frederico Pessoa. 

A realização do curso se dá por meio de recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 

Mais informações sobre o projeto Arte Sonora: modos de fazer, modos de pensar pelo Instagram ou pelo e-mail artesonora2023@gmail.com.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por