Piso centenário é pichado em prédio do CentoeQuatro

Paulo Henrique Silva - Hoje em Dia
09/09/2015 às 18:57.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:42

Preservado desde a fundação do prédio que hoje abriga o espaço cultural CentoeQuatro, na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, um piso de madeira de 107 anos foi pichado. O vandalismo foi provocado durante evento realizado em agosto, no local onde funciona o restaurante.

Até o momento não se descobriu a autoria da pichação, que imediatamente foi removida pelos gestores do CentoeQautro. “As pessoas têm que entender que um patrimônio não é uma tela em branco, com direito de pôr a sua marca”, lamenta Mariana Godinho, coordenadora do espaço.

História

O prédio foi inaugurado em 1908 para abrigar a Companhia Industrial Bello Horizonte (CIBH), considerada a primeira grande indústria da capital mineira. A partir da década de 1930, o edifício foi ocupado por outras companhias têxteis, ficando conhecido como 104 Tecidos.

Em 1984, o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Praça da Estação foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). Em 2009, o prédio passou a ser um centro cultural.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por