Vencedora do Grammy Latino

Playlist: com mais de 40 álbuns, Gal Costa emplacou sucessos nos quase 60 anos de carreira

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
09/11/2022 às 14:12.
Atualizado em 09/11/2022 às 14:39

(Reprodução)

Uma das maiores vozes da Música Popular Brasileira (MPB), a cantora Gal Costa morreu, aos 77 anos, nesta quarta-feira (9). Ela se recuperava de uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita e precisou cancelar shows. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Durante a carreira, Gal lançou 31 discos de estúdio e nove álbuns ao vivo. Dentre eles, ‘Gal Tropical”, “Profana” e “Índia”.

O primeiro disco foi “Domingo”, lançado em 1967, junto do também estreante Caetano Veloso. Em 1968, participou de Tropicália, com as canções Mamãe Coragem (Caetano Veloso e Torquato Neto), Parque Industrial (Tom Zé) e Enquanto seu lobo não vem (Caetano Veloso), além de Baby (Caetano Veloso), o primeiro grande sucesso solo.

Nos 55 anos de carreira, emplacou diversos sucessos como Um Dia de Domingo, Chuva de Prata, Meu Nome é Gal, Vapor Barato, Festa do Interior, Cuidando de Longe, Sonho Meu, Não Identificado e Divino, maravilhoso.

Em 2011, foi vencedora no prêmio do Grammy Latino Excelência Musical, na categoria Conjunto da Obra. Ela também foi indicada outras cinco vezes.

Seu último álbum lançado foi “Nenhuma Dor”, em 2021, regravando músicas como "Meu Bem, Meu Mal", "Juventude Transviada" e "Coração Vagabundo", com cantores como Seu Jorge, Tim Bernardes e Criolo. 

Já o último álbum de músicas inéditas foi lançado em 2018. “A Pele do Futuro” teve a presença de Maria Bethânia e Marília Mendonça. 

Confira playlist com os principais sucessos da carreira de Gal Costa:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por