A Prefeitura de Belo Horizonte lançou, na manhã desta quarta-feira (11), o projeto “BH na Tela”, que pretende fomentar a elaboração de trabalhos audiovisuais de produtoras independentes da capital. A proposta será executada em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Os órgãos vão disponibilizar um montante de R$ 1,125 milhão para serem investidos nos projetos.
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira, a partir de 2015 10% do fundo da FMC será investido na produção audiovisual, sendo que um conjunto de ações para a área já está previsto ou em execução pelo órgão.
“Estamos com um edital de curtas-metragens em aberto, restaUramos o Museu da Imagem e do Som além de outros acervos e pretendemos reabrir o Cine Santa Tereza. E agora, mais esse projeto em parceria com a Ancine. São várias ações que pretendem fomentar a produção audiovisual de Belo Horizonte”, destacou.
A diretora-presidente substituta da Ancine, Rosana Alcântara, esteve presenta na solenidade de lançamento do projeto e afirmou que Minas oferece uma contribuição importante para o audiovisual do país e com perspectivas de crescimento. “O estado já joga e pode jogar ainda mais para fazer com que os trabalhos tenham um brilho no olhar, dialoguem com o Brasil e, quem sabe, levem para fora o nosso audiovisual”, salientou.
Os interessados em conseguir o recurso para executar um projeto deverão apresentar as propostas entre os dias 16 e 31 de março na sede da Fundação Municipal de Cultura (Rua da Bahia, 888, Centro, 2º andar).
Os projetos apresentados passarão por duas etapas de avaliação, onde serão observadas se a documentação está de acordo com as exigências do edital e, em seguida, eles serão avaliados e julgados com relação a consistência, exequibilidade e impacto cultural.
O edital e outras informações podem ser conferidas no site da Prefeitura de Belo Horizonte (clique aqui).