Na manhã desta terça-ferira (22), ocorreu a entrega do prêmio Governo de Minas de Literatura. A solenidade realizada na Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes, contou com a presença do governador Fernando Pimentel, o secretário de Cultura, Angelo Oswaldo, e o diretor do Museu da Inconfidência e membro da Academia Mineira de Letras, Rui Mourão.
A premiação é dividida em quatro categorias, e a edição deste ano premiou os escritores Jozias Benedicto, de São Luís (MA), e carioca Marcus Vinícius Teixeira nas categorias ficção e poesia, respectivamente. "Este é um prêmio importante. E mostra como Minas tem um olhar aberto para a literatura. Não foi bairrista no momento da premiação, elegendo apenas escritores mineiros", comemorou o poeta e contista, Marcus Vinícius.Quem levou o prêmio na categoria jovem escritor mineiro foi Estevão Luís Bertoni. E o grande homenageado da edição, na categoria Conjunto da Obra, foi o mineiro Fábio Lucas Gomes. "A literatura é uma importante ferramenta de transformação social. Precisamos de mais inentivos nessa área", acredita Gomes.
Ao final da solenidade, o governador Fernando Pimentel deixou o Palácio das Artes sob um protesto de cerca de 100 membros do Centro Único de Trabalhadores (CUT), de acordo com a Polícia Militar. Os manifestantes gritava palavras de ordem e também "traidor". Segundo a assessoria de imprensa da CUT, a manifestação é referente a situação dos eletricitários da Cemig.