'Psiu poético' segue com campanha na internet para promover acesso à cultura

Paulo Henrique Silva - Hoje em Dia
27/09/2015 às 08:54.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:52
 (Divulgação)

(Divulgação)

Num momento difícil para captação de recursos para a área cultural, o poeta Aroldo Pereira não viu outra maneira que não pedir ajuda por meio das plataformas de financiamento coletivo na internet (o chamado crowdfunding) para manter vivo o “Psiu Poético”, um dos mais importantes eventos culturais do Estado e do país, realizado há 29 anos em Montes Claros.

Faltando poucos dias para o encerramento das contribuições, no entanto, Aroldo confessa que só conseguiu arrecadar cerca de 20% da meta de R$ 29 mil. A adesão aquém do esperado não chega a impedir a realização do programa – a edição 2015 tem início previsto para o próximo dia 4 (seguindo até dia 12) –, mas, após tanto tempo para fixar a iniciativa no calendário, Aroldo lamenta ter que fazer tudo “na guerrilha”.

“Não vamos deixar que um projeto de dimensão nacional, que convida grandes nomes da cena brasileira, caia por causa do vil metal”, garante ele, que ainda espera uma sensibilização das pessoas para essa causa, possibilitando a “viralização” do pedido. Especialmente num momento em que o salão está comemorando suas três décadas de atividades.

“Nosso projeto foi inexplicavelmente arquivado pelo Ministério da Cultura (MinC), após ser aprovado na Lei Rouanet. E o resultado do Fundo Estadual de Cultura só sai em novembro, quando o salão já terá terminado. Por isso criamos essa alternativa, um chamamento para que as pessoas se tornassem nossas parceiras”.

Homenagens

Neste ano, o “Psiu Poético” homenageará seis autores: Ana Elisa Ribeiro, Auíri Tiago, Celso Borges, Eduardo Lacerda, Ricardo Silvestrin e Patrícia Giseli. “Apesar dessas questões financeiras, teremos uma programação intensa e envolvendo diversos segmentos da arte, tudo de forma gratuita para o espectador”, destaca.

Ele ressalta que o evento virou um modelo de feira literária, influenciando, por exemplo, o “Terças Poéticas” e o “Belô Poético”, na capital mineira. “Acabaram se tornando moda depois, mas muitos deles já acabaram, enquanto nós continuamos esse trabalho de resistência, em pleno sertão das Minas Gerais”, comemora Aroldo.

Para colaborar com o “Psiu Poético”, basta acessar o link kickante.com.br/campanhas/salao-nacional-de-poesia-psiu-poetico-29a-edicao-e-rumo-aos-30-anos, podendo especificar o valor que deseja contribuir ou escolher uma das opções de kits de recompensa descritos na página. O pagamento é via cartão de crédito ou boleto.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por