Um passeio que estimula o contato mais próximo com aves que se destacam pela beleza, diversidade e muita história, visto que a maior parte das espécies foram resgatadas em ações de combate ao tráfico de animais silvestres. Essa é a proposta do Recinto de Imersão do Zoológico de BH, na Praça das Aves, que contará com visitas guiadas nos dias 11 e 26 deste mês, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h.
A visita, conduzida pela equipe de educação ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), apresenta os principais hábitos, características e comportamentos das aves, estimulando a percepção do público ao compartilhar o mesmo espaço com as espécies.
Para acesso ao recinto, são organizados grupos de até 10 pessoas por vez e de acordo com a ordem de chegada. Dentre as espécies que poderão ser vistas estão arara-maracanã, lóris-amor-amor, turaco-de-orelha-branca, ararajuba eF-esfumaçada.
Garantia de segurança e bem-estar das aves
No recinto, existem duas áreas de segurança com portões para controlar a entrada e saída do público, além de se evitar a fuga das aves. O local conta com abrigos de madeira resistente e reaproveitada, com aproximadamente 45cm de altura, compatíveis com o tamanho das aves.
Há, ainda, ninhos diversos e comedouros, desenvolvidos em tubos de ferro e com divisões para receber as vasilhas de alimentos e água para cada espécie. O paisagismo também conta com a diversidade da flora. Hibiscos, azaleias, íris e bromélias compõem o ambiente, além de plantas frutíferas específicas para as aves. A estrutura foi toda pensada de forma a oferecer conforto e abrigo para as aves.
O Zoo de BH conta atualmente com 72 espécies de aves brasileiras e 28 exóticas, totalizando 354 indivíduos, distribuídos em recintos localizados no entorno do Jardim Japonês, na Praça das Aves, no Setor Saíras e no Setor Extra (que possui acesso somente para funcionários da Seção de Aves).
*Com informações da PBH
Leia mais