De graça

'Reconhecer' guia programação da 9ª edição do Festival Verbo Gentileza em BH

Evento vai ocupar a Praça Floriano Peixoto, na região Centro-Sul da capital, no próximo fim de semana, e celebrar a potência feminina

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
03/09/2024 às 17:07.
Atualizado em 03/09/2024 às 17:17

Fernanda Takai e Coral são atrações musicais do festival em BH (Divulgação)

Reconhecer é o verbo que conduz a programação da 9ª edição do Festival Verbo Gentileza, no próximo fim de semana (7 e 8) em BH. Neste ano, evento que é realizado através da leis federal e estadual de incentivo à cultura, volta a ocupar a Praça Floriano Peixoto, na região Centro-Sul da capital, buscando valorizar a potência feminina. Programação é gratuita e englobe shows, rodas de conversa, oficinas infantis, intervenções artísticas e urbanas. 

“Dedicar um ano ao potencial feminino é uma forma poderosa de reconhecer e valorizar as conquistas das mulheres. É uma oportunidade para inspirar novas gerações, promover a igualdade de gênero e destacar a importância da diversidade", conta Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.

"Além disso, essa iniciativa pode impulsionar a criação de um ambiente mais justo e inclusivo”, acrescenta.

O público poderá se engajar em atividades espalhadas por toda a praça, seja na Alameda Cemig, na rua lateral, nos quiosques, na praça central ou com o Palco Instituto Unimed BH. Nos gramados, será possível contemplar o dia com o apoio de grandes toalhões dispostos na grama, onde também ocorre um piquenique, com programação dedicada a oficinas infantis e performances. 

Música, intervenções artísticas, instalações e rodas de conversa  complementam a programação que apresenta um time de mulheres notáveis, como Fernanda Takai e Coral, que interpretam sucessos das próprias carreiras, bem como de parcerias entre elas. Jéssica Gaspar, que evoca em seus trabalhos temas como ancestralidade e emancipação negra e feminina também é atração. 

Seguindo as premissas da Agenda 2030 e os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, o evento convida a comunidade a reconhecer suas potências para criar um novo futuro possível, mais justo, consciente e gentil. A proposta é promover maior integração entre os indivíduos, a reflexão e o diálogo para a mudança de hábitos. Um momento de contemplação, de pausa na rotina, para reconhecer. 

Desde 2020, o festival adotou um formato híbrido, transmitindo todo o seu conteúdo ao vivo e online, simultaneamente à realização presencial. Neste ano, o modelo continua com transmissões pelo canal Verbo Gentileza no Youtube.  

POR QUE VALORIZAR A POTÊNCIA FEMININA?

Desde sua criação, em 2016, o projeto Verbo Gentileza tem sido conduzido por mulheres. Idealizado por Patrícia Tavares e co-criado por Fina Nicolai, a potência feminina sempre esteve presente. Ao longo dos anos, essa presença se fortaleceu, e nesta 9ª edição, tanto a equipe de produção quanto a programação são compostas e concebidas por mulheres.

O Festival conta com diversas iniciativas colaborativas de propostas femininas. Entre elas está a collab com a Chica,  mostra de economia criativa que valoriza empreendedoras locais, na Casa Floreana, em frente à praça que é palco do evento. No local haverá também uma collab entre a Cervejaria Vinil e a Proa, assinada pela mestre cervejeira Débora Lehnen, que criou um estilo novo especialmente para o Festival, com variantes que celebram a potência feminina.

Serviço:
Festival Verbo Gentileza 2024

Dias 7 e 8 de setembro (sábado e domingo)
Horário: 9h às 20h
Local: Praça Floriano Peixoto - Feira Chica, Brechó Gentileza e Mostra de Economia Criativa: Casa Floreana - Av do Contorno, 3293 -  Santa Efigênia (BH)

Confira programação em www.verbogentileza.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por