Refresco da estação: opções variadas para apimentar seu look

Lady Campos - Hoje em Dia
26/01/2014 às 10:02.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:35

(Divulgação)

A moda na praia é puro reflexo do que se usa no dia a dia e até em ocasiões especiais. A constatação não é novidade no segmento onde o Brasil é referência. “Com uma linha costeira contínua de cerca de 8 mil quilômetros de extensão, a praia é fonte de lazer do brasileiro, que não tem vergonha de mostrar o corpo. Além disso, a moda praia nasceu com a criatividade de nossos estilistas”, reitera a gerente de Marketing da Blue Man, Maria Doria.
 
No ritmo do refrão “moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza” (“País Tropical”, de Jorge Ben e Wilson Simonal), uma profusão de tecidos inovadores - de secagem rápida, toque que se assemelha a seda e com estamparia exclusiva- pede passagem em biquínis, caftans e maiôs, que nesta temporada assumem posto de queridinho tanto na areia quanto fora dela. “O maiô finalmente voltou, seja para ir à praia ou para usar com um jeans na forma de body. Veio com força total”, atesta a sócia e estilista da Triya, Isabela Frugiuele.
 
Com drapeados e construções elaboradas, técnicas comuns à alta-costura, os maiôs-bodies ficam lindos com saias longas e pantalonas. Na mineira Cila, a peça ganhou versões herdadas de ícones de sucesso, como o moderninho engana-mamãe; o abusado modelito de um ombro só; o tomara-que-caia de bojo torcido e alcinhas avulsas; o alongador frente única; e até o básico com bojo lenço.
 
Mais comportados e não menos sensual, a roupa praia do verão 2014 foi pautada em modelagens que cheiram a conforto. “Apesar de a Blue Man ser a cara da garota carioca, rata de praia, defendemos a democracia acima de tudo e isso é muito visível nas nossas coleções. O biquíni de lacinho convive harmoniosamente com um hot pants”, afirma o diretor criativo da Blue Man, Thomaz Azulay.
 
Na nova coleção Jo de Mer para Hope, segundo a gerente de produto Gaíta Mello, o modelo calcinha e sutiã cortininha é ícone. As novidades segundo ela, são o tomara-que-caia torcido e a calcinha franzida na lateral, ótima opção para disfarçar gordurinhas.
 
O maiô é protagonista do verão 2014
 
Objeto de desejo na coleção alto verão 2014 da Cia Marítima, segundo constatação da estilista Patrizia Simonelli, o maiô retomou à cena da estação de calor com combinações inusitadas e modelagem mais comportada. “Tem lista de espera pelo maiô da Cia Marítima nas lojas”.
 
Inspirada nos gypsetters, pessoas preocupadas com o meio ambiente e que circulam pelo mundo atrás de aventuras, a Cia. Marítima apostou alto na estamparia e em maiô com manga. Isso mesmo. A mania, herdada do surfwear começou no Hemisfério Norte, quando destinos como Montauk (em Long Island, Nova York) foram invadidos por garotas que trocaram o top do biquíni por maiôs nesse estilo.
 
Na esteira dos maiôs e bodies, o top cropped, que deixa parte da barriguinha de fora, migrou também para a moda praia. Patrizia acredita que o top cropped ainda não pegou na temporada, mas vem com tudo na próxima. “Os top croppeds são bons para quem não quer tomar sol; apropriados para uma caminhada na praia”.
 
A importância do segmento praia fez surgir ainda todo um leque de peças essenciais na temporada de calor - leggings estampadas, vestidos colados ao corpo e caftans longos.
 
“A grande sacada são as saídas de banho para os ambientes urbanos com acessórios e complementos diferenciados. O glamour está começando a colocar os pés nas areias nem que seja só para entrar no barco”, brinca o stylist, consultor de moda e apresentador Arlindo Grund.
 
 

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