Roteiro de Laurence Olivier para "Macbeth" é encontrado após mais de 50 anos

Folhapress
27/01/2013 às 15:31.
Atualizado em 21/11/2021 às 21:14
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

SÃO PAULO - Desaparecido há mais de 50 anos, o roteiro do ator e diretor Laurence Olivier para o filme "Macbeth" foi encontrado por uma pesquisadora britânica. A informação é do jornal "Guardian".

Olivier, que abandonou o projeto em 1958 por questões financeiras, afirmava que não havia mais cópias de seu roteiro e que ninguém jamais saberia como seria a sua adaptação para o texto de Shakespeare.

Jennifer Barnes, da Universidade Exeter, descobriu, entretanto, o texto enquanto fazia uma pesquisa sobre o filme "Ricardo 3º", de Olivier. Enquanto olhava manuscritos na British Library - que havia comprado um arquivo da família de Olivier em 2000 por um valor de 1 milhão de libras -, encontrou o roteiro.

Na versão de Olivier, Vivien Leigh - atriz de "...E o Vento Levou" e sua mulher, na época - viveria Lady Macbeth. O protagonista seria interpretado pelo próprio Olivier. A dupla interpretaria, ainda, o papel de duas das três bruxas da história.

No filme, Lady Macbeth sofreria um aborto - coisa que não ocorre no texto original. O começo também seria diferente: em vez de abrir com as três bruxas, como na peça, o filme começaria com Macbeth olhando sua própria imagem ensanguentada em um fosso.

O longa terminaria com uma cena de luta entre Macbeth e Macduff. Olivier escreveu no roteiro: "Todo o truque de luta imaginável que não faça as pessoas rirem deve ser utilizado".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por