Nesta semana, o culto a “Star Wars” teve um capítulo novo com o trailer de “The Force Awakens” (“O Despertar da Força”). Dirigido por J.J. Abrams, o episódio será lançado dia 18 de dezembro, mas já gera especulações por aí. De certo, que a trama se desloca para 30 anos depois do último episódio – o VI, “O Retorno de Jedi” –, da primeira trilogia, encerrada em 1983.
“Meus olhos encheram d’água na parte final”, confessa o promotor de Justiça de Governador Valadares Lélio Braga Calhau, 44 anos, ao lembrar da cena do trailer em que Hans Solo chama por Chewbacca. Calhau tem mais 200 itens relacionados a Star Wars – de uma roupa licenciada a bonecos. O que o credencia para “palpiteiro extraoficial” do que vem por aí. “Tem novos personagens – uma moça e um rapaz –, que aparecem desde o primeiro trailer, lançado há alguns meses. Acredito que sejam os protagonistas. Podem até ser espíritos de alguém ou da família do Darth Vader, porque seu filho, o Luke Skywalker, diz que a força ainda está com eles”.
Outro pitaco do promotor refere-se a uma personagem (ou parte de alguém) do trailer. “Tem alguém encoberto por um manto e dá para ver uma mão mecânica. Vale lembrar que o Luke Skywalker perde a mão no segundo filme”, afirma, ao recordar de uma das cenas mais importantes de “Star Wars”.
O relações públicas Dalton Reis, 35, também especula sobre a participação de Luke e sua irmã, Leia. “Parece que os filhos do Darth Vader vão mesmo aparecer. Acho que são essenciais, assim como Hans Solo, meu favorito”. Igualmente apaixonado pela saga, Reis, que tinha 3 anos quando “Retorno de Jedi” foi lançado, assistiu a todos os filmes e diz que o trailer gerou muita expectativa. “Fiquei ansioso para saber como vão trabalhar as questões do tempo e espaço. Como vão retomar a história, entende?”.
Um ponto que divide opiniões é o fato de a Disney ser a produtora do filme, já que comprou, em 2012, a franquia da Lucasfilm “Me assusta saber que ‘Star Wars’ está nas mãos da Disney. Não sei o que esperar”, admite Reis. “Se a Disney transformou um brinquedo sem graça na megaprodução que é ‘Piratas do Caribe’, Star Wars, que já é fantástico, pode chegar a um patamar ainda mais alto. Estou empolgado”, contrapõe Calhau.
O Shopping Del Rey sedia, até maio, o evento “Star Wars Experience”, com atrações para crianças.