ARTE URBANA

Sétima edição do CURA começa nesta quinta com empena inédita do MST

Da Redação
Publicado em 15/09/2022 às 10:23.

A baiana Selma Calheira é a autora das figuras de barro instaladas na praça Raul Soares (Fernando Michel)

A 7ª edição do CURA – Circuito Urbano de Arte começa nesta quinta (15) e vai até o dia 25 de setembro na Praça Raul Soares, no centro de Belo Horizonte. Desta vez, o festival retoma suas origens e promove uma intensa programação cultural junto a pintura de mais duas empenas, além da impressão de lambe NFT, que também ocupará uma fachada e uma grande instalação na praça. Confira a programação completa no site do CURA.

A instalação na praça já está pronta e é da artista baiana Selma Calheira, que reúne arte, técnica e trabalho para a realização de um projeto de vida que convoca e celebra a coletividade e a força da multidão. Como em toda edição, um artista residente da cidade é o anfitrião de todos e desta vez é Pedro Neves quem assume esse papel. É dele a empena do Edifício Copacabana, no numero 89 da Praça Raul Soares.

Sueli Maxakali é a artista convidada para pintar a empena do Edifício Roma. Forte liderança dos Maxakali, ou Tikmuún, a artista traduz em imagens as vivências de um povo que há incontáveis gerações, vive e cuida da terra. Já Willand Cabal foi a vencedora da convocatória Cura, e sua obra em NFT será impressa em formato lambe para estampar a fachada do Hotel Sorrento. A arte de Willand tem objetivo de gerar estranheza, curiosidade e interesse na cultura ballroom, levando um recado forte para a cidade através da comunidade.

Vale destacar a empena assinada pelo MST (Movimento dos trabalhadores rurais sem terra). Existe um coletivo artístico dentro do MST que, por meio de suas criações, recuperam e perpetuam sua cultura, história e memória. A arte e a criatividade são algumas das ferramentas utilizadas pelos sem terra para o desenvolvimento da luta. Este grupo de artistas vai dar vida à uma empena do Edifício Rochedo, que fica próximo ao Mercado Central.

A partir do dia 21 de setembro começam as atividades culturais com djs, performances, feira gastronômica, entre outras atrações, e que culmina com o show do grandioso Mateus Aleluia, cantor, compositor e pesquisador da músicas ritualísticas afro-brasileiras.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por