Inclusão e arte

Show gratuito nesta terça apresenta novo álbum do grupo mineiro Trem Tan Tan

25/09/2023 às 19:17.
Atualizado em 25/09/2023 às 19:29

Mauro Camilo, Marcos Evando, Marcos Alexandre, Rogéria Ferreira e Babilak Bah integram o coletivo Trem Tan Tan (Lucas Bois/ Divulgação)

Conhecido nacionalmente pela luta antimanicomial e inclusão da pessoa com sofrimento mental na sociedade, o grupo mineiro Trem Tan Tan comemora nesta terça-feira (26), com show gratuito, o lançamento do álbum Trem Negreiro. A apresentação será às 20h, no Teatro Feluma, no Centro de Belo Horizonte, e terá as participações especiais de Tom Nascimento, Victor Melo, Raphael Sales e coral Fora da Caixa, que marcam presença em canções do novo trabalho.

As composições passeiam por diversos ritmos brasileiros e já podem ser ouvidas nas principais plataformas digitais. “Perpassam o frevo, ijexá, samba e funk-rock, destacando belas melodias, como a balada ‘Pandemia dura’, que faz uma crônica do período do caos de saúde mundial que nos trouxe dor e solidão. Já ‘No morro mora gente boa’ retrata o cotidiano das periferias brasileiras e faz a denúncia da violência policial nos morros da cidade. Outra música em destaque é o funk-rock Os meus remédios têm dupla personalidade, que retrata o quanto os medicamentos e os efeitos colaterais não passam de verdadeiras drogas e chamam a atenção para o uso e abuso na sua indicação e uso”, relata Babilak Bah. O multiartista assina a coordenação artística do álbum, que também tem espaço para o lirismo e o romance.

Oito das dez canções do álbum Trem Negreiro foram compostas pelo coletivo Trem Tan Tan e outras duas são parcerias com poetas da cena literária de BH: Wir Caetano e Cândidos Kamayurá. A direção musical da obra e os arranjos são do trombonista Leonardo Brasilino, com arranjos de base de Mauro Camilo.

“O novo trabalho autoral do coletivo vem coroar duas décadas de resistência, luta política e inclusão através da cultura”, diz Babilak Bah.

O lançamento do álbum é patrocinado pelo programa Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A iniciativa conta também com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH, através do Fundo Municipal de Cultura. Todo o material pode ser visto e ouvido nas redes sociais do coletivo Trem Tan Tan.

Serviço

Show de lançamento de “Trem Negreiro”

26 de setembro, às 20h

Teatro Feluma -Alameda Ezequiel Dias, 275, 7º Andar - Centro, BH

Entrada franca até a lotação do espaço

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por