“‘Aplicar’ sons sempre foi uma paixão. Me tornei DJ exatamente porque gostava de trocar novidades musicais com os amigos”, conta a musicista e pesquisadora Sandra Leão. Conhecida pela alcunha de DJ Sandri, ela mantém há três anos o programa “Conversa Afinada”, na rádio UFMG Educativa, que entra agora em nova fase. Para celebrar, nada melhor que uma boa festa – e daí surgiu a “Sonzêra”, evento gratuito que acontece neste sábado, à tarde, no Mama/Cadela.
A estreia da empreitada terá shows de três artistas mineiros de diferentes gerações e linguagens: o duo Loquàz, a cantora Raquel Coutinho e o rapper Max de Souza. “São sons originais, que se conectam pelos eletrônico. Todos têm elementos eletrônicos presentes em suas criações”, sublinha Sandra Leão, lembrando que a discotecagem fica com DJ Bill.
“O Loquàz tem uma pegada mais trip-hop, um estilo pouco trabalhado em BH. O Fumaça (Raphael Bravin) cria os beats e a Ana Assis canta por cima. Já a Raquel Coutinho faz música brasileira com elementos eletrônicos e efeitos de voz”, explica. “E a gente fecha com o Max Souza, um rapper da cena atual. Queria que o rap fosse representado porque é um gênero que trabalha exatamente com o suporte do eletrônico, nessa coisa de beats e rimas”, ressalta.
Leão conta que, na nova fase, o “Conversa Afinada” pretende refinar a curadoria, dando sequência à ideia de apresentar novos sons. “No programa, recebo convidados da cena musical, de diferentes estilos. Os três que participam da festa já passaram pelo ‘Conversa Afinada’”, afirma, destacando outros nomes, como Di Melo, Zaika dos Santos, Iconili, Graveola e Dibigode. “É uma troca musical, porque cada convidado leva músicas de outros artistas para mostrar. Então, todo mundo sai conhecendo novidades”.
‘Conversa Afinada’ apresenta ‘Sonzêra’. Amanhã, às 16h20, no espaço Mama/Cadela (rua Pouso Alegre, 2.048, Santa Tereza) Entrada franca.