Sesiminas

Teatro de graça em BH: palhaços contam histórias de convivência com idosos

No palco, momentos de interação com a plateia e relatos íntimos dos atores em que dividem com o público a alegria, a beleza, os medos e angústias do trabalho em lares de longa permanência

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/04/2024 às 17:32.Atualizado em 11/04/2024 às 19:41.

Palhaços que visitam instituições de longa permanência para idosos em Belo Horizonte vão contar um pouco da experiência em uma peça de teatro com apresentações gratuitas no Sesiminas. O espetáculo “Viva!” estreia na próxima sexta-feira (12).

No palco, momentos de interação com a plateia e, também, relatos íntimos dos atores em que dividem com o público a alegria, a beleza, os medos e angústias do encontro com senhores e senhoras de idade.

Dirigido pela pesquisadora e atriz Raquel Castro, com dramaturgia assinada por Nereu Afonso da Silva, a peça traz relatos de três palhaças e um palhaço. Um espetáculo que transita entre a concretude documental e a fantasia circense ao revelar os desafios do envelhecimento.

A trilha sonora original criada pelo diretor musical Gladson Braga, em colaboração com elenco e dramaturgia, traz ritmos como samba, choro e tango enriquecendo a dinâmica do espetáculo. No repertório, somam também canções conhecidas que puxam as lembranças e sentimentos que cada idoso deseja compartilhar, como “Beijinho Doce”, “Menino da Porteira” e “Meu Primeiro amor”, tocadas no violão, cavaquinho e pandeiro.                          

“VIVA!” é resultado do projeto Minha História Virou Arte, realizado pelo Hahaha, em 2023. Os palhaços Juliene Lellis, Daniela Rosa, Daniela Perucci e Francis Severino ouvirem mais de 5 mil pessoas idosas e recolheram 32 histórias em visitas às ILPIs Lar Frei Zacarias (Carlos Prates), Centro Geriátrico Lar Cristo Rei (Barreiro, Lar Padre Leopoldo Mertens / Sociedade São Vicente de Paula (São Francisco) e Conselho Particular Nossa Senhora da Abadia da Sociedade São Vicente de Paula (Pompéia). 

Ao final da pesquisa, foram selecionadas oito histórias apresentadas, pela primeira vez, ao público, em forma de leitura dramática. As sessões aconteceram em julho do ano passado, na sede do Hahaha, em Santa Tereza – bairro com alta concentração de idosos na capital. Agora, o Hahaha dá luz a estas histórias por meio do espetáculo “Viva!”.

Serviço:
Espetáculo Viva!

Data: 12, 13 e 14 de abril (sexta a domingo)
Horários: 20h na sexta e no sábado; 15h no domingo
Retirada gratuita de ingressos pelo Sympla (clique aqui)
Duração: 80 minutos

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por