Toda malandragem de Bezerra da Silva em DVD

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
30/06/2014 às 09:05.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:12

(CABAK BRASUK)

Figura lendária da história da música popular brasileira, Bezerra da Silva (1927-2005) soube fazer música com uma assinatura que poucos souberam deixar no universo do samba contemporâneo. Seu jeito malandro característico do canto e dos versos era inconfundível. Não era único, mas sim a representação de toda uma geração talentosa de compositores que não dá conta de mostrar ao mundo suas criações.
Bezerra era a voz de uma turma escondida na periferia do Rio de Janeiro, como mostra bem o documentário “Onde a Coruja Dorme” (2012), de Marcia Derraik e Simplício Neto, que acaba de ser lançado em DVD pelo selo Coleção Canal Brasil. O filme apresenta entrevistas com os vários compositores dos principais sucessos de Bezerra – como “Sequestraram a Minha Sogra”, “A Semente” e, claro, “Malandragem Dá um Tempo”.
Além das deliciosas rodas de samba, há depoimentos em que os cronistas anônimos Tião Miranda, Pedro Butina, Claudinho Inspiração e outros tantos tratam das temáticas abordadas em suas músicas – a malandragem e a repressão policial, especialmente – e o humor marcante. Mais do que saber como se dá a construção estética dessas criações, o filme radiografa as vidas desses homens por diferentes perspectivas – família, trabalho, amigos, instituições. Deliciosos são os momentos em que esses artistas transformam o vídeo em um glossário, explicando detalhadamente cada uma das várias expressões típicas dos morros cariocas que foram levadas para os discos de Bezerra.
Nos extras, há uma introdução que Amir Labaki havia feito para a exibição do documentário na faixa “É Tudo Verdade”, do Canal Brasil, assim como depoimentos de Marcelo D2, Roberto Frejat e Marcelo Yuka – nenhum deles de grande importância, mas que acabam chamando a atenção de quem ainda não teve a oportunidade de se deliciar com a obra de Bezerra. O DVD conta ainda com o curta-metragem “Coruja”, lançado pelos diretores em 2001.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por