Um dia para relembrar Gonzaguinha

Hoje em Dia
22/09/2015 às 16:54.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:49
 (Divulgação)

(Divulgação)

Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha, completaria, nesta terça-feira, 22, 70 anos. Autor de músicas que atravessam gerações, como "Explode Coração", Gonzaguinha é lembrado com o lançamento do CD "Presente" (Duetos), no qual sua interpretação ressurge em companhia de outras vozes e embalada por novos arranjos.

São 14 canções escolhidas pelo produtor Miguel Plopschi neste trabalho que levou um ano para ser concluído. Plopschi contou com colaborações como a do antigo produtor de Gonzaguinha, Mariozinho Rocha e do diretor artístico Victor Kelly, além do incentivo da direção da gravadora Universal Music. Após um trabalho de pesquisa nos arquivos da gravadora, os áudios de Gonzaguinha foram extraídos dos tapes originais e entregues ao maestro.

No estúdio, ele regravou as músicas respeitando os arranjos originais e uniu aos registros dos novos intérpretes. Apenas uma música, "Grito de Alerta", a pedido da co-intérprete, Maria Rita, foi mantida com o arranjo original. O trabalho do maestro, embora atualize as canções de Gonzaguinha, respeita as versões originais, as divisões e a maneira como o cantor homenageado desliza com conforto sua voz em arranjos também bastante conhecidos.

Para interpretar os sambas de Gonzaguinha, cantam a seu lado no CD, Alexandre Pires ("O Que é O Que é"), Zeca Pagodinho ("E Vamos À Luta") e Martinho da Vila ("Com a Perna no Mundo"). Para as canções de dó de peito, canções explosivas, Ivete Sangalo ("Sangrando"), Ana Carolina ("Não Dá Mais Pra Segurar - Explode Coração"), Fagner ("Feliz"). Para encarar a brejeirice de "Espere Por Mim Morena", a produção convidou a dupla Victor e Léo.


As baladas mais românticas ou menos explosivas também criaram pequenas preciosidades, como a interpretação de Gilberto Gil para "Lindo Lago do Amor", de Alcione, para "Ponto de Interrogação", Lenine em "Começaria Tudo Outra Vez", Luiza Possi em "Recado" e Zeca Baleiro em "Um Homem Também Chora".

E, uma observação especial para a canção que fecha o CD, "A Vida do Viajante", que reúne três gerações da família Gonzaga, o velho Luiz, o filho Luizinho e o neto Daniel Gonzaga. Para embalar todo o conceito, foi chamado o artista gráfico Elifas Andreato, que ilustra a capa com um desenho do cantor e compositor com traço característico.

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) - instituição que trabalha na defesa dos direitos autorais dos artistas no caso de execução pública de suas obras musicais - preparou um levantamento inédito sobre as obras Gonzaguinha, que tem, no total, 285 obras e 296 fonogramas cadastrados no banco de dados do Ecad.

"O que é, o que é", "Lindo lago do amor", "Mamão com mel", "Maravida" e "Começaria tudo outra vez" são as cinco obras de Gonzaguinha mais tocadas, nos últimos cinco anos, em rádios, shows, casas de festas, casas de diversão, sonorização ambiental e estabelecimentos com música ao vivo. Já na lista das músicas de Gonzaguinha mais gravadas até hoje aparecem respectivamente "O que é, o que é", "Começaria tudo outra vez", "Explode coração", "Sangrando" e "É".

- Ranking das obras de autoria de Gonzaguinha mais executadas nos segmentos de Música ao Vivo, Casas de Festas, Casas de Diversão, Rádios, Shows e Sonorização Ambiental:

1-  O que é, o que é
 
2-  Lindo lago do amor
 
3-  Mamão com mel
 
4-  Maravida
 
5-  Começaria tudo outra vez
 
6-  E vamos à luta
 
7-  Recado
 
8-  É
 
9-  Um homem também chora (guerreiro menino)
 
10-  Sangrando
 
Fonte: Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição)

- Ranking das obras de autoria de Gonzaguinha mais gravadas até hoje:

1-  O que é, o que é
 
2-  Começaria tudo outra vez
 
3-  Explode coração
 
4-  Sangrando
 
5-  É
 
6-  Simples saudade
 
7-  Comportamento geral
 
8-  Lindo lago do amor
 
9-  Caminhos do coração
 
10-  Grito de alerta
 
Fonte: Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por