Mineiros, brasileiros, estrangeiros – todos estão acostumados a associar o Rio de Janeiro a lugares como Copacabana, Ipanema, Leblon, Leme, Arpoador, São Conrado e Barra da Tijuca.
Mas o Rio vai além dos bairros da Zona Sul. Na região central, temos a Cinelândia, Lapa e Santa Teresa. Temos bonde nos trilhos e bondinho nos ares. Temos um enorme aqueduto construído no século XVIII. Nos botequins das ruas estreitas do Centro, muita animação e boa música.
E temos muita História. De capital do império a capital da República, o Rio foi sede de muitos dos mais importantes fatos de nossa história, como o “Dia do Fico” e a “Lei Áurea”.
Vale a pena fazer uma “expedição” pelo Rio Antigo. A pé, de preferência. Acompanhado por um bom guia turístico, ou um livro bem detalhado, você entrará no túnel do tempo e verá quanta História se desenrolou pelas ruas estreitas e edifícios antigos do Centro Histórico.
Muitos tesouros
O Rio foi a segunda capital do Brasil, depois de Salvador. Seu desenvolvimento começou para valer quando D. João VI e sua corte, fugindo das tropas napoleônicas, se mudaram para o Brasil, em 1808.
Hoje, quem visita a cidade e inclui passeios pelo Centro Histórico do Rio, fica surpreso ao notar que a antiga capital é dona de edifícios e monumentos de rara beleza.