Foi involuntário, claro. Mas até na respeitada Semana de Moda Masculina de Paris houve espaço para o verde-amarelo, em looks criativos. O designer da Issey Miyake, Yusuke Takahashi, por vezes, imaginou sua coleção enquanto passava férias no arquipélago de Palau, no Pacífico.
Com Miyake, por exemplo, foi possível sentir o cheiro e o calor da primavera-verão. No lugar de modelos sisudos, o desfile contou com homens bronzeados de sorriso no rosto.
A marca japonesa propõe, num guarda-roupa completo (do terno ao chapéu de palha), uma moda ampla, confortável, divertida. Abacaxis, pitaias e bananas dão um toque pop-art às roupas feitas de fibras naturais, como o abacá. O resultado é descontraído e elegante.
Criaturas estranhas aparecem em algumas roupas: o designer tomou emprestadas algumas fotos do livro “Abysses” de Claire Nouvian, fundadora da associação Bloom, que milita pela preservação do fundo do mar. Medusas, lulas e outras criaturas saem das grandes profundezas para a luz das passarelas. “Foi um belo presente” (da Issey Miyake), disse Claire Nouvian. “Aliando o talento de um designer japonês e uma mensagem ambiental, esperamos sensibilizar o mundo da moda. As grandes profundezas estão sendo devastadas”.