Concorrentes de peso

Veja filmes e atrizes que disputam o Oscar 2025 com 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres

Longa brasileiro é dirigido por Walter Salles

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 23/01/2025 às 12:05.Atualizado em 23/01/2025 às 12:33.

Em um feito inédito para o cinema brasileiro, "Ainda Estou Aqui" foi indicado ao Oscar 2025 em três categorias: "Melhor Filme", "Melhor Filme Internacional" e "Melhor Atriz", pela atuação de Fernanda Torres.

A premiação, considerada a mais importante da indústria cinematográfica no mundo, está programada para ocorrer em 2 de março. Agora é a hora da torcida. Abaixo, veja lista dos concorrentes de "Ainda Estou Aqui" e Fernanda Torres.

Filme Internacional

Emília Pérez (França)
Na trama, Rita (Zoe Saldana) é uma advogada infeliz em uma firma focada em encobrir crimes. Isso muda quando recebe a oferta de sair dessa vida caso auxilie Juan Del Monte, um poderoso chefe de cartel, a se aposentar. A intenção do criminoso é também reafirmar sua verdadeira identidade, como Emilia Perez.

A garota da agulha (Dinamarca)
Ambientado em Copenhague após a Primeira Guerra Mundial, o longa segue a operária Karoline (Vic Carmen Sonne), que perde o emprego por conta da gravidez. Sem o marido (já que a criança é fruto do relacionamento com o ex-patrão), a jovem se envolve com Dagmar (Trígono Dyrholm), uma carismática mulher mais velha, diretora de uma agência de adoção clandestina que vive sob o disfarce de uma loja de doces.

A semente do fruto sagrado (Alemanha)
No meio da turbulência política de Teerã, Iman é um jovem recém-promovido a juiz de instrução. Tudo muda quando sua arma pessoal desaparece misteriosamente, e ele passa a desconfiar de sua própria família, especialmente de sua esposa e filhas.

Flow (Letônia)
Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Animação, o desenho chega com favoritismo ao Oscar. A história acompanha Gato, um felino bastante solitário que tem seu lar destruído por uma inundação. Sua salvação ocorre ao se refugiar em um barco habitado por diversas espécies – o que o obriga a conviver com diferentes companheiros.

Melhor Atriz

Cinthia Erivo - Wicked
Protagonista de Wicked, ao lado de Ariana Grande, a atriz inglesa de 38 anos faz história ao integrar a categoria principal feminina de atuação. Em 2020, Cynthia já havia sido indicada a duas categorias no Oscar, como Melhor Atriz e Melhor Canção, pelo filme Harriet. Agora, repete a façanha com o musical, que adapta a produção da Broadway para os cinemas.

Karla Gascon - Emilia Perez
Esta é a primeira indicação ao Oscar da atriz espanhola. Conhecida por várias novelas e filmes, incluindo El Señor de los Cielos e Nosotros los Nobles, ela já havia sido indicada ao Globo de Ouro como Melhor Atriz em Cinema - Musical ou Comédia. Isso a fez se tornar a primeira mulher transgênero indicada em uma categoria de atuação cinematográfica.

Mikey Madison - Anora
A norte-americana Mikey Madison, aos 25 anos, ficou conhecida por estrelar a série Better Things, do canal FX. Além de Anora, destacou-se nos últimos anos por suas atuações em Era Uma Vez em... Hollywood (2019) e Pânico (2022). É sua primeira indicação ao Oscar.

Demi Moore - A Substância
Reconhecida atriz em Hollywood, Demi Moore se sobressai em A Substância, longa dramático que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz (Comédia ou Drama) pela interpretação. Destaque nas décadas de 1980 e 1990, Moore se tornou a atriz mais bem paga do mundo em 1995 e sempre é recordada por sua atuação em Ghost.

Melhor Filme


Vencedor do Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024, o filme chega com favoritismo à principal categoria do Oscar. No longa dirigido e escrito por Sean Baker, Mikey vive a personagem-título, que é uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn. Em uma noite de trabalho, ela descobre que pode ter tirado a sorte grande ao se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein).

O Brutalista
O épico conta com direção de Brady Corbet (Vox Lux) e acompanha a história do arquiteto László Toth (Adrien Brody, de O Pianista) e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones, de A Teoria de Tudo), que fogem da Europa em 1947. Eles escapam para a América a fim de moldarem suas vidas ao perderem tudo na segunda guerra mundial.

Um Completo Desconhecido
Estrelado por Timothée Chalamet, no papel de Bob Dylan, a produção mostra a ascensão do músico no início dos anos 1960. O drama biográfico norte-americano é dirigido por James Mangold e escrito por Mangold e Jay Cocks, baseado no livro Dylan Goes Electric! (2015) de Elijah Wald.

Conclave
Baseado no livro homônimo, o filme explora as discussões secretas nos corredores do Vaticano - incluindo articulações políticas, segredos e conspirações. Ao mesmo tempo, o cardeal Thomas Lawrence (Ralph Fiennes) supervisiona o processo de escolha de um novo papa.

Duna: Parte Dois
Na continuação da produção de sucesso, Paul Atreides (Timothée Chalamet) se alia a Chani (Zendaya) e aos Fremen enquanto busca vingança contra os conspiradores que destruíram sua família. Para se tornar Muad'Dib, Paul Atreides vê uma Guerra Santa em seu nome espalhando-se por todo o universo conhecido.

Emilia Pérez
Mesmo dividindo opiniões, Emilia Pérez é um musical que fez bonito no Globo de Ouro, ao vencer quatro categorias - incluindo a de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, superando Ainda Estou Aqui. Na trama, a advogada Rita (Zoe Saldaña) trabalha com foco em encobrir crimes e recebe uma oferta irrecusável: caso ajude um chefe de cartel, irá se aposentar e desaparecer por definitivo. Esse plano inclui, ainda, afirmar a verdadeira identidade do criminoso: Emilia Pérez. Além de longa estrangeiro, a produção faturou os prêmios de Melhor filme musical ou de comédia, Canção Original e Atriz Coadjuvante (Zoe Saldaña) no Globo de Ouro.

Nickel Boys
Lançado em outubro nos cinemas brasileiros e ainda indisponível no streaming, Nickel Boys é baseado no romance de Colson Whitehead, ganhador do Prêmio Pulitzer. Na trama, é possível seguir a poderosa amizade entre dois jovens afro-americanos que passam juntos por provações em reformatório na Flórida.

A Substância
Elisabeth Sparkle (Demi Moore) é uma celebridade em decadência após ser demitida de seu programa de TV sobre vida fitness. Desesperada, ela acaba experimentando uma droga que replica suas células e cria uma versão mais jovem temporariamente. Assim, a atriz se vê dividida entre suas duas versões (Margaret Qualley). Longa rendeu Globo de Ouro de Melhor Atriz a Moore.

Wicked
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz. A trama apresenta a Bruxa Boa e a Bruxa Má do Oeste: Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem como outra qualquer do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum; enquanto a ambiciosa Glinda (Ariana Grande) só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por