Vencedores do “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza” são anunciados nesta quarta-feira (23). Adiado duas vezes ano passado em solidariedade às vítimas e ao meio ambiente degradado pela tragédia de Mariana, em novembro de 2015, a premiação reflete sobre as lições a serem aprendidas com o episódio, mostrando a importância da recuperação do Rio Doce, também impactado pela lama dos rejeitos.
Sob o tema “Pelas Águas do Planeta – da Caixa D’Água do Brasil à Terra das Cataratas”, a 6ª edição do premiação também homenagea o programa “Cultivando Água Boa” da Itaipu Binacional, eleito pela ONU como o melhor exemplo mundial de gestão hídrica; e a obra poética do escritor Carlos Drummond de Andrade, sob o olhar das “Águas e Mágoas” do São Francisco, o também ameaçado Rio da Integração Nacional.
Ao todo, foram selecionados 78 projetos inscritos de 13 estados brasileiros – Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo, mais Distrito Federal, um aumento de 64% de participação nacional em relação ao ano anterior.
As presenças da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do governador de Minas, Fernando Pimentel, e do prefeito de BH, Marcio Lacerda, representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) foram confirmadas.