BH

Virada Cultural terá 'Viradão Gastronômico' com opções de lanches em 26 estabelecimentos; veja lista

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/09/2022 às 14:04.
 (Marcella Mendes/ divulgação PBH)

(Marcella Mendes/ divulgação PBH)

Além das cerca de 300 atrações culturais presentes na 7ª edição da Virada Cultura de BH, a programação conta também com o Viradão Gastronômico. Ao todo, 26 estabelecimentos no Centro da capital vão oferecer desde lanches rápidos a pratos mais elaborados.

Com o tema “É Virada & Misturada, a gente junto é mais feliz”, o Festival acontece das 19h de sábado (3), às 19h de domingo (4). 

Com curadoria da jornalista Lorena Martins, o Viradão Gastronômico conta com bares, lanchonetes, barraquinhas e padarias, distribuídos no perímetro da Virada, entre a Praça Sete, o Parque Municipal, o Viaduto Santa Tereza e a Praça da Estação.

“Criamos um recorte de sugestões gastronômicas que abraçam restrições e escolhas alimentares, que agradem a diversidade dos paladares, assim como são as atrações da Virada Cultural", diz Lorena. "A pluralidade também está presente nas escolhas das receitas e tipos de pratos, com sugestões de café da manhã, lanche rápido, petiscos para dividir ou comer sozinho, de mobilidade, refeições e opções para sustentar o pique da Virada”, descreve a curadora.

Circuito gastronômico

No concorrido mirante da Rua Sapucaí, bares como “Salumeria”, “Xangô”, “Dorsé” e “Mi Corazón” têm croquetes de porco, galinhada, mix de raízes, hambúrguer e arroz caldoso, respectivamente. A “Pizzaria Panorama”, na mesma rua, homenageia a Rua Guaicurus, um dos circuitos da Virada, com pizza vegetariana de muçarela, gorgonzola, amêndoas e cogumelos.

Nos arredores, na avenida Assis Chateaubriand, o novo “Florestal”, da chef Bruna Martins, oferece petiscos para levar, curtindo a programação cultural: azeitonas à milanesa recheadas com queijos mineiros, servidas em saquinho de pipoca.

Com essa mesma ideia, e ali pertinho, o “Vento Leste” apresenta a ‘pipoquinha’ de quiabo. Atravessando o Viaduto, o endereço é o “Sula”, na Avenida Afonso Pena, onde é possível experimentar a lasanha de funghi e o ‘franguin’. Os vegetarianos e veganos têm, ainda, opções como moqueca de banana e legumes na chapa.
Os pratos tradicionais do Centro da cidade também fazem parte do Viradão, como o PF de frango à milanesa com tropeiro, do bar “Mineirinho 1”, na rua Espírito Santo; ou a pancetta à pururuca do “Stop Bar”, na Avenida Amazonas.

Batata frita, empadas, macarrão na chapa, espetinhos, sanduíches, pão de queijo recheado e pastéis complementam o Viradão.
Para quem virar a madrugada, a “Padaria Castro”, que fica na Rua da Bahia, 432, tem misto americano com presunto, muçarela e ovo, além da famosa broa de fubá com queijo e coco. 

Já de manhã, o público pode contar com as barracas da Feira Hippie, reduto de clássicos como o acarajé da Dodô ou o cachorro-quente da Tia Ilza – com ou sem uva-passa.

Confira a lista completa dos estabelecimentos participantes neste link.

A Virada é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realizada pela PBH, em parceria com o Instituto Periférico. A Virada 2022 conta ainda com parceria cultural do Sesc em Minas e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e apoio da Uni-BH. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por