Todo bom torcedor lembra da parceria entre o clube e a empresa patrocinadora. Essa dupla costuma fazer tanto sucesso que ocupa um lugar de destaque na história do futebol brasileiro, relembrado com carinho pelos adeptos depois do grande investimento na marca e dos grandes resultados conquistados. No Atlético, o momento é exatamente esse.
O clube vem acumulando grandes resultados em campo, com contratações de peso e hoje é uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF). A ambição dos seus investidores mira as maiores conquistas do futebol nacional e internacional.
Um deles é a Multimarcas Consórcios. Fundada há mais de 50 anos e apoiadora do futebol nacional, já patrocinou times como Cruzeiro, Flamengo, Vasco, Fortaleza e Sport. Atualmente estampa a camisa do Atlético, time pelo qual Fabiano Cazeca, presidente da companhia, e o filho Fernando Lamounier, diretor executivo, são conselheiros e apaixonados.
Fernando Lamounier, de 32 anos, natural de Belo Horizonte, bateu um papo com o Hoje em Dia e contou como o investimento no futebol levou a marca da empresa a outro patamar. O executivo também falou sobre projetos com o Galo e futuros patrocínios da empresa.
Como e quando surgiu sua relação com o esporte?
Minha relação com o esporte começou muito cedo, desde jovem sempre fui incentivado pela família, especialmente pelo meu irmão, a começar a praticar esportes. No meu caso, fui goleiro de futsal e depois de futebol. Também pratiquei outros esportes com mais frequência, como por exemplo o Muay Thai. Isso sempre guiou a minha vida e me deu disciplina e resiliência. Em determinado momento, como toda criança brasileira, você pensa em se profissionalizar. Cheguei a um ponto em que preferi continuar meus estudos e acho que foi uma decisão acertada. Mas, graças a Deus, levo uma vida ativa até hoje e posso desfrutar do esporte como uma alavanca para a qualidade de vida e, obviamente, o tenho como um hobby e uma paixão, mas também como uma ferramenta de negócios.
Quando a empresa decidiu investir no futebol e por que tomou essa decisão?
A Multimarcas começou a investir no futebol no ano de 2019, quando patrocinou o Flamengo e o Cruzeiro. Foram dois patrocínios extremamente estratégicos. O Flamengo foi justamente o ano da virada do clube. Os flamenguistas devem lembrar que era um dos times, talvez, mais incríveis de sua história. E, obviamente, é um clube de muito impacto, de muita torcida, de muito engajamento. O Cruzeiro também teve um retorno muito bom, principalmente aqui em Minas Gerais. Obviamente, não foi um ano tão bom para o Cruzeiro como foi o do Flamengo, mas o tamanho das instituições faz com que a repercussão seja muito natural, independente do resultado dentro de campo. A gente conseguiu acertar e começar a entender como funciona o mercado de futebol e como ele poderia ser trabalhado do ponto de vista de negócio.
Depois que começaram essa relação mais próxima com o futebol, vocês perceberam alguma mudança? Houve mais visibilidade e mais retorno?
Foi praticamente imediata a mudança. A administradora deixou de ser uma empresa regional, com atuação em alguns estados, para se tornar uma empresa nacional em paralelo aos patrocínios. Uma coisa acabou impulsionando a outra. O futebol proporcionou uma exposição nacional não apenas para os clientes, como era de se esperar, mas também para os parceiros de negócio e os representantes comerciais, que são responsáveis pela venda dos produtos da nossa empresa. Isso foi incrível. Acelerou nosso trabalho de conscientização da marca em pelo menos dez anos e nos permitiu entrar em estados onde teríamos muito mais dificuldade de penetrar. Por ser uma empresa regional de Minas Gerais, teríamos menos abertura nos grandes centros, como Rio e São Paulo, e também nos estados mais distantes de Minas Gerais, como os do Norte e do Nordeste do país. Considerando isso, foi extremamente importante e trouxe um retorno significativo em visibilidade e, consequentemente, em vendas.
A Multimarcas já patrocinou clubes como Flamengo, Vasco, Cruzeiro, Fortaleza e Sport. Por qual motivo, atualmente, vocês patrocinam somente o Atlético?
Atualmente, estamos direcionando nossos investimentos para a tecnologia e passando por uma verdadeira transformação digital. Isso obviamente consome muito dinheiro e muitos recursos. Além disso, estamos destinando alguns investimentos para programas de televisão, principalmente aqueles em que nosso Presidente, Dr. Fabiano Cazeca, participa. Ele tem uma audiência muito boa, aproveitamos seus novos empreendimentos para patrocinar e apoiar esses eventos, expondo o nome da nossa empresa.
Junto ao Atlético, vocês lançaram o “Consórcio da Massa”. Como funciona esse projeto? Os resultados têm sido positivos?
O resultado do Consórcio da Massa foi - e continua sendo - extremamente positivo. Inclusive, ganhamos uma premiação dentro da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, que é um case que é montado e enviado para a votação de especialistas e das próprias administradoras concorrentes. E esse case, que fala um pouco do engajamento e de todo o trabalho que foi feito via Consórcio da Massa, foi escolhido como o melhor, o mais representativo do ano de 2023. Isso nos enche de orgulho e comprova uma tese antiga que temos: de que o futebol pode ser utilizado como uma plataforma de negócio, que não serve apenas para reconhecimento de marca, mas também para conversão em vendas e em faturamento direto.
No início do ano, a Multimarcas renovou o contrato com o clube. Como vocês planejam ativar esta parceria ao longo dos meses? Tem alguma novidade que podemos trazer para a torcida?
Este é o primeiro ano que começa com o Atlético como SAF. É muito interessante acompanhar esse momento e nós, que somos parceiros já há tanto tempo, conseguimos ver a evolução. O Atlético já vinha se preparando para um salto, então já tinha uma diretoria executiva, profissional, extremamente qualificada, e o que está acontecendo agora basicamente é a formalização de algo que a gente já vinha acompanhando. Para nós é um orgulho muito grande e quanto mais o clube estiver lutando por títulos e vitórias, mas principalmente organizado, sinônimo de boa gestão e sem nenhum tipo de problema grave, melhor para nós também. Estamos associando nosso nome a uma marca extremamente forte, com uma torcida engajada e com potencial muito grande.
A empresa pretende, futuramente, patrocinar mais clubes ou entidades ligadas ao esporte?
Os patrocínios, naturalmente, chegam em várias propostas. É muito natural, uma vez que a gente já tem um nome consolidado neste mercado. É importante dizer que o mercado de bet acaba monopolizando grande parte dos investimentos, inflacionando esses valores. Isso faz com que a gente também priorize determinados investimentos. Nosso objetivo não é patrocinar todos os clubes do Brasil, mas escolher aqueles que tenham uma referência muito parecida com a gente: uma história de luta, de conquistas, de planejamento. É exatamente isso o que queremos, porque conversa muito bem com nosso produto e, assim, conseguimos mostrar o que é a Multimarcas através do clube patrocinado também.
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