Uma equipe da Secretaria do Tesouro Nacional está em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (14), para se atualizar sobre a situação fiscal do Estado e analisar a possibilidade de renegociar a dívida de Minas com a União, estimada em R$ 87,6 bilhões. A informação foi confirmada pela assessoria do Tesouro Nacional, e a equipe técnica ficará na capital mineira até a quarta-feira (16).
A visita é um dos primeiros passos para o acordo entre o governo federal e o governo mineiro sobre a renegociação da dívida. Ainda conforme o Tesouro Nacional, a equipe formada por 12 integrantes que está colhendo informações sobre a atual situação financeira de Minas integra a Subsecretaria de Estados e Municípios do órgão. As reuniões com integrantes das secretarias de Estado da Fazenda e de Planejamento e Gestão acontecem a portas fechadas.
De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda, a visita é um primeiro passo para a medida que pode ajudar a equalizar as contas. "Minas Gerais passa por uma grave crise financeira. Diante desse cenário adverso, o governador Romeu Zema determinou que sejam tomadas medidas necessárias e urgentes em busca da retomada do equilíbrio das contas públicas do Estado. Uma dessas medidas é a adesão ao Programa de Regime de Recuperação Fiscal. E é justamente para tratar desse assunto que técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) se reúnem, em Belo Horizonte, com representantes do governo mineiro", informou.
A partir dos trabalhos da equipe técnica do Tesouro Nacional junto às contas do Estado é que devem ser definidas as principais medidas para adesão ao plano de recuperação fiscal.
No Twitter oficial do governador de Minas, o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, explica o que está sendo feito:
— Romeu Zema (@RomeuZema) 14 de janeiro de 2019Pessoal, chegou hoje a Belo Horizonte uma equipe técnica do Tesouro Nacional para levantar as primeiras informações sobre como será o processo de renegociação da dívida de Minas com o Governo Federal. O Secretário Gustavo Barbosa vai explicar um pouco mais detalhado para vocês. pic.twitter.com/NHS5NVJpvR
Atualizada às 19h15.
Leia mais:
Zema reduz escala e adianta pagamento de servidores da segurança e saúde; confira
Orçamento estourado: Minas tem 60,78% das receitas comprometidas apenas com a folha de pessoal
Zema quer privatizar estatais como a Cemig e diz que tem que enxugar 'pessoal' e aposentadoria