(Divulgação)
São Paulo - A produção "Era Uma Vez Eu, Verônica", do brasileiro Marcelo Gomes, levou na sexta-feira (9) os prêmios de melhor filme e melhor atriz (Hermila Guedes) da nona edição do Festival de Cinema do Amazonas, que reconheceu ainda o dinamarquês Mads Matthiesen como melhor diretor por "Teddy Bear".
"Era Uma Vez Eu, Verônica" relata as aventuras, desventuras, desejos e inquietações de uma moça recém-formada em medicina que atravessa um momento crucial em sua vida profissional e amorosa.
Já "Teddy Bear" narra a busca pelo verdadeiro amor de um fisiculturista dinamarquês de 38 anos, profundamente tímido e que vive com sua mãe em um subúrbio de Copenhague.
O último filme do diretor Ken Loach, "The Angels' share", que conta a vida de um jovem de Glasgow perseguido por seu passado de delinquência e que aproveita o seu conhecimento sobre uísque para dar um grande golpe final, ficou com o prêmio de melhor roteiro, autoria de Paul Laverty.
O prêmio de melhor ator foi concedido ao protagonista do filme brasileiro "A floresta de Jonathas", Begê Muniz, que interpreta o filho de um catador de frutas do Amazonas que fica perdido na selva.
Por fim, a produção "Linear", dirigida por Amir Admorin, foi escolhida pelo júri como o melhor curta-metragem.
A mostra competitiva do festival foi integrada por 30 curtas brasileiros e oito longas-metragens oriundos de sete países.