Bons descontos para decorar: confira dicas para não se arrepender da compra

Patrícia Santos Dumont
pdumont@hojeemdia.com.br
09/03/2017 às 16:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:40

na decoração. Mas, atenção: foco na necessidade e na qualidade dos produtos para não gastar além da conta.

Antes de sair às compras, anote as medidas dos espaços que tem em casa. Isso vai ajudar a fazer escolhas certas e evitar arrependimento. Se a ideia é adquirir uma peça ou cor da moda, aposte nas menores, que podem ser substituídas em um intervalo curto de tempo, pesando menos no bolso. Mesinhas de centro, estantes e prateleiras, por exemplo, são ótimas opções, garante a arquiteta Simone Rocha. 

“Sofás, normalmente, duram cinco, dez anos e custam mais caro. Se o móvel tiver uma cor chamativa, por exemplo, que vá enjoar com facilidade, não vai ser tão problemático substituí-lo em um tempo curto”, ensina. Uma opção é mudar o tecido.

Adornos também fazem toda a diferença. Vale a pena aproveitar as oportunidades para garimpar luminárias e tapetes, que costumam ter o preço original mais salgado.

Harmonia

Focar na necessidade e na harmonia com o que já existe em casa também é fundamental. A dica da designer de interiores Rosane Guedes é “desenhar” um projeto na cabeça e só selecionar na loja aquilo que harmoniza com o restante da decoração. Peças atemporais, com linhas mais retas, tecidos clássicos e tons neutros são sucesso garantido e podem circular por vários ambientes e por um longo tempo. 

“Se a pessoa consegue achar entre os produtos da liquidação algo que seja compatível com o tamanho do cômodo, tipo de mobiliário e que tenha acabamento, cor e material adequados, ótimo! Mas se a influência for só o preço, a compra está errada. Às vezes, o barato ai caro”, alerta. 

Comprar pela internet também é possível, desde que se conheça a loja, as políticas de troca e, principalmente, o objeto de desejo. Experimente visitar outros locais e tente encontrar o mesmo produto para “conhecê-lo” pessoalmente. 

Fuja das armadilhas

Parte dos artigos expostos em trocas de showroom e mega liquidações são as chamadas peças de mostruário, expostas durante um tempo para “apreciação” dos clientes. Os descontos sobre elas são ainda mais tentadores, mas o cuidado deve ser redobrado. Móveis retráteis e estofados precisam ser inspecionados com cautela, pois podem esconder defeitos graves que comprometem o uso.

“Estofados, normalmente, são os que sofrem mais. Cada vez que um cliente chega à loja e senta, vai deixando a espuma mais gasta e, portanto, mais mole”, avisa a arquiteta Simone Rocha. Mesas e armários sofrem menos avarias. A dica é fazer um check-up completo no móvel, inspecionar quinas, mecanismos de abre e fecha e só depois decidir levar ou não a peça para casa.

Onde encontrar descontos em BH:

– Etna (Av. Raja Gabáglia, 2440 - Estoril e site)
– Arca Conceito (Rua Costa Pinto, 31 - Vila Paris) 
– Oppa (Av. do Contorno, 5628 - Funcionários e site)
– Templum Design/Minascasa (Av. Cristiano Machado, 3411 - Ipiranga)
– Prima Linea (todas as lojas)

 Confira galeria de imagens com produtos garimpados em lojas de BH e virtuais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por