Patrimônio Cultural

Cantina do Lucas celebra 60 anos de história

ESPECIAL PUBLICIDADE
Publicado em 05/02/2022 às 07:00.

Conteúdo de inteira responsabilidade da Cantina do Lucas

60 anos de existência e de história em Belo Horizonte: esta é a marca conquistada pela Cantina do Lucas, reconhecida como ponto turístico e referência gastronômica, nomeada Patrimônio Cultural pela Unesco e um dos restaurantes mais tradicionais da cidade.

A casa, que completa seis décadas neste ano, teve quatro donos antes de ser adquirida pelo empresário Edmar Roque em 1983, que transformou a Cantina do Lucas em uma potência cultural e um ícone da boemia mineira, com ideias inovadoras, com sua receptividade aos artistas, estudantes e intelectuais, e apoiando às produções artísticas locais. Infelizmente Edmar Roque faleceu em 2017, mas a atual proprietária mantém o seu legado com a mesma dedicação.

Ao longo de sua história a Cantina também se firmou como uma referência em gastronomia, encantando clientes e turistas do mundo todo com seus clássicos pratos à la carte como o tradicional Filé à Parmegiana, o saboroso Talharim à Parisiense e o Filé à Cubana. 

Além dos seus pratos icônicos, o Lucas, como é carinhosamente chamado pelos clientes fiéis, se consolidou como um ponto de encontro de artistas, intelectuais e personalidades da nossa cultura. À áurea artística e a boemia efervescente inspirou a criação de incontáveis matérias jornalísticas, músicas, livros, documentários e filmes, consolidando a reputação da casa na cena cultural mineira.

Em sua trajetória a Cantina do Lucas também conta com figuras brilhantes como seu Olympio, eleito o garçom que permaneceu mais tempo em atividade segundo o Guiness Book. Ele foi condecorado como cidadão honorário de Belo Horizonte e conquistou clientes e amigos com seu carisma até o fim de sua vida. Guardião dos boêmios e protetor dos estudantes, Seu Olympio sinalizava a chegada dos agentes de repressão com a frase “hoje não tem filé à cubana”, para alertar os militantes de esquerda.

Toda essa trajetória de décadas culminou no tombamento da casa pela Unesco, que reconheceu a Cantina do Lucas como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte no ano de 1997. Um título do qual todos os amigos, clientes e funcionários se orgulham.

Destaca-se que nos últimos dois anos a casa se deparou com o desafio de implementar um sistema de delivery, após as determinações de isolamento social em virtude da pandemia. Felizmente, após estudos e pesquisas toda a operação se adaptou para entregar aos clientes pratos do menu com a mesma qualidade, sabor e técnica dos pratos consumidos no restaurante.

Ao longo do ano, a Cantina do Lucas irá celebrar este marco temporal tão importante e conta com seus fiéis clientes e amigos para comemorar mais um ano de sua história.

“O que me marca na Cantina é ver um restaurante que completa sessenta anos, em plena atividade, superando tempos difíceis de pandemia enquanto muitos não resistiram. Aqui, na Cantina pessoas famosas ou anônimas tem o mesmo tratamento, e como eles mesmos dizem - aqui eles se sentem em casa” - Antonio Mourão, Gerente da Cantina do Lucas

Endereço: avenida Augusto de Lima, 233, loja 18, Ed. Maletta, Centro
Telefone: 31 3226-7153
Funcionamento: Domingo a Segunda-feira de 11h30 a 1h; Terça-feira a Sábado das 11h30 às 2h.
Site: http://www.cantinadolucas.com.br/
Outras informações e agendamento de entrevistas: contato@deviance.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por