Quando o placar era de 2 a 0 para o América, aos 42 minutos do primeiro tempo, o alambrado não resistiu à pressão do público, que lotava o estádio, e cedeu, provocando uma invasão de campo. Mas o jogo teria ainda mais confusão, logo após o Atlético diminuir o marcador.
Um chute de Murilinho, que os atleitcanos garantem ter sido para fora, mas que acabou na rede de Kafunga após o desvio de um Guarda Municipal que estava ao lado da meta alvinegra, uma grande confusão foi criada, mas o árbitro inglês Mr. Barrick validou o gol.
Em seguida, Nívio marca para o Atlético, mas Mr. Barrick invalida o lance alegando impedimento do atacante atleticano. Após mais uma confusão, a pancadaria é generalizada e o jogo encerrado.
Mas o “gol do guarda” não era o único motivador da decisão de 1958, jogada em abril de 1959. O América, que tinha sido campeão em 1957, buscava seu primeiro bicampeonato estadual na Era do profissionalismo, o que o clube não alcançou até hoje.
Em 1958, o Atlético, que dominou o futebol mineiro na década, comemorou seu cinquentenário e tinha como objetivo maior recuperar o título do Campeonato Mineiro, que acabou acontecendo.
1º JOGO
ATLÉTICO 1
Veludo; Anísio e Benito; William, Laércio e Haroldo; Nilson, Colete, Ubaldo Miranda, Alvinho e Dino. Técnico: Abdo Arges
AMÉRICA 0
Valdo; Roberto e Mirim; Toledo, Jofre e Aderbal; Ernâni, Miguel, Vadinho, Zuca e Dodô. Técnico: Airton Moreira
DATA: 19 de abril de 1959
LOCAL: Estádio Independência
MOTIVO: Jogo de ida da decisão do Campeonato Mineiro de 1958
GOL: Ubaldo Miranda, aos 26 minutos do segundo tempo
ÁRBITRO: Alberto da Gama Malcher (RJ)
RENDA: Cr$ 700.100,00
2º JOGO
AMÉRICA 0
Valdo; Roberto e Gilson; Toledo, Mirim e Aderbal; Ernâni, Miguel, Vadinho, Zuca e Dodô. Técnico: Airton Moreira
ATLÉTICO 1
Veludo; Anísio e Benito; William, Barbatana e Haroldo; Nilson, Colete, Ubaldo Miranda, Alvinho e Dino. Técnico: Abdo Arges
DATA: de abril de 1959
LOCAL: Estádio Independência
MOTIVO: Jogo de volta da decisão do Campeonato Mineiro de 1958
GOL: Alvinho, aos 30 minutos do primeiro tempo
ÁRBITRO: Alberto da Gama Malcher (RJ)
RENDA: Cr$ 733.030,00
Leia nesta quarta-feira (26), mais uma polêmica em decisões entre América e Atlético, desta vez, na decisão de 1999, a primeira na Era Mineirão entre os dois clubes.