Honduras tornou-se na terça-feira o 21º país a garantir vaga para a Copa do Mundo do Brasil-2014, ao lado de outras 20 seleções classificadas para a competição. Mais cedo, Rússia, Bósnia, Inglaterra e Espanha ficaram com as últimas quatro vagas diretas das eliminatórias europeias, enquanto Chile e Equador fizeram o mesmo na América do Sul.
Além do Brasil, país-sede, Holanda, Itália, Bélgica, Suíça, Alemanha, Rússia, Bósnia, Inglaterra, Espanha, Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Estados Unidos, Costa Rica e Honduras já têm presença certa na competição. Todos os 32 classificados serão conhecidos apenas no dia 20 novembro, com o fim das repescagens.
O sorteio dos grupos da Copa será realizado no dia 6 de dezembro na Costa do Sauípe, na Bahia.
==== EUROPA === CLASSIFICADOS: Holanda, Itália, Bélgica, Suíça, Alemanha, Rússia, Bósnia, Inglaterra e Espanha
As nove vagas diretas já foram atribuídas e os 13 representantes do Velho Continentes sairão dos quatro confrontos da repescagem. Os oito melhores segundos colocados da fase de grupos das eliminatórias, Grécia, Portugal, Suécia, Romênia, Islândia, Ucrânia, França e Croácia, conhecerão seus adversários em sorteio realizado na próxima segunda-feira. O ranking da Fifa será usado para definir os quatro cabeças de chave, que não poderão se enfrentar entre si. As partidas serão disputadas nos dias 15 e 19 novembro.
=== ÁSIA === CLASSIFICADOS: Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália
A Jordânia, que superou o Uzbequistão na repescagem, enfrentará o Uruguai, quinto colocado das eliminatórias sul-americanas, em outro confronto de mata-mata, com jogo de ida marcado para o dia 13 de novembro em Amã e a volta no dia 20 do mesmo mês em Montevidéu.
=== AMÉRICA DO SUL === CLASSIFICADOS: Brasil (país-sede), Argentina, Colômbia
A última rodada definiu as duas última vagas diretas, que ficaram com o Chile (3º) e Equador (4º). O Uruguai ficou com a quinta posição e por isso terá que enfrentar a Jordânia na repescagem.
=== CONCACAF === CLASSIFICADOS: Estados-Unidos, Costa Rica e Honduras
Honduras garantiu a última vaga direta ao terminar em terceiro lugar, enquanto México conseguiu se classificar para a repescagem.
=== OCEANIA === CLASSIFICADOS: nenhum no momento
Vencedora das eliminatórias da zona, a Nova Zelândia enfrentará o México na repescagem.
=== ÁFRICA === CLASSIFICADOS: nenhum no momento Os jogos de ida do playoff final foram disputados no último fim de semana e os cinco confrontos serão definidos dos dias 16 a 19 de novembro. A Costa do Marfim já deu um passo importante rumo à Copa ao derrotar Senegal em casa por 3 a 1, assim como a atual campeã africana Nigéria, que venceu a Etiópia fora de casa por 2 a 1.
Burkina Faso venceu Argélia por 3 a 2, mas os argelinos têm a vantagem de poder disputar o jogo de volta em casa, com a possibilidade de garantir a vaga com vitória por 1 a 0 ou 2 a 1 por ter feito dois gols fora de casa. Já o Camarões de Samuel Eto´o ficou no 0 a 0 diante da Tunísia, deixando o confronto aberto. Gana deu um grande passo rumo à Copa nesta terça-feira ao massacrar o Egito por 6 a 1.