A 36ª rodada ideal para o Cruzeiro seguir sonhando com Libertadores

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
18/11/2016 às 21:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:43

O rebaixamento é passado e assim como aconteceu em 2015, o Cruzeiro chega à reta final do Brasileirão sonhando com vaga na Copa Libertadores, principalmente com o aumento do número de vagas para a competição continental.
E para manter a chance remota de classificação para, hoje de 0,97%, segundo a UFMG, o time de Mano Menezes recebe o vice-líder Santos, às 17h, no Mineirão, com a obrigação de conquistar os três pontos.
Além de vencer, o Cruzeiro precisará contar com tropeços de adversários que estão à sua frente.
Isso porque a Raposa pode alcançar no máximo 56 pontos. Com essa marca, segundo os cálculos da UFMG, são de 36,2% as chances de vaga na Copa Libertadores de 2017.
Da Chapecoense, que é 10ª colocada, ao Botafogo, que ocupa o quinto lugar, todos podem ser ultrapassados pelo Cruzeiro, que pode contar ainda com um G-7. Para isso, precisará “torcer” para o rival Atlético, que já está classificado para a Libertadores, vencer a Copa do Brasil.

Na torcida
Pensando nessa possibilidade, a Raposa precisaria da ajuda de outro rival, o Coelho, que neste domingo (20) enfrenta um time reserva do Grêmio, às 17h, em Porto Alegre.
Se vencer o Santos e contar com derrota gremista, o Cruzeiro já ultrapassa o tricolor gaúcho.
Outro adversário que pode ser superado neste domingo pelo Cruzeiro, caso ele vença o Santos, é a Chapecoense, que recebe o São Paulo, às 19h30, na Arena Condá. Para isso, os catarinenses precisariam pelo menos empatar.
A situação é a mesma em relação ao Fluminense, que também está dois pontos à frente da Raposa e encara a Ponte Preta, às 17h, no Moisés Lucarelli.
O Corinthians, que é sétimo colocado, com quatro pontos a mais que o Cruzeiro, não pode ser superado pelo time de Mano Menezes nesta rodada.
Mas como será o adversário da Raposa na última, se perder pontos diante do Internacional, nesta segunda-feira (21), às 20h, no Itaquerão, será ultrapassado caso o time da Toca consiga 100% de aproveitamento nos três jogos que restam.
O maior problema para o Cruzeiro será superar Atlético-PR e Botafogo. O Furacão recebe neste domingo o Sport, às 17h, na Arena da Baixada. E na matemática da Raposa, nas três rodadas finais pode marcar no máximo quatro pontos.
O Botafogo, com dois pontos, não pode mais ser superado pelo Cruzeiro, mas hoje tem um duro desafio, pois encara o líder Palmeiras, às 17h, no Allianz Parque.
O desafio é enorme, as possibilidades pequenas. E diante desse quadro, Mano Menezes deu um nome para o confronto diante do Santos: “O jogo das chances remotas”.

A FICHA DO JOGO

17H

Mineirão, em Belo Horizonte

Rafael; Lucas Romero, Manoel, Léo e Bryan; Henrique e Ariel Cabral; Alisson, De Arrascaeta e Marcos Vinícius; Willian. Técnico: Mano Menezes

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Noguera, David Braz e Zeca; Thiago Maia e Renato; Vítor Bueno, Lucas Lima e Copete; Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por