Elias não entra em campo desde o dia 8 de janeiro e é a principal contratação do Atlético para buscar o bicampeonato da Libertadores, a partir de 8 de março. Exatamente no meio deste intervalo, o volante será a grande atração do Galo nesta quinta-feira (9), contra o Joinville, quando defenderá pela primeira vez a equipe alvinegra.
O duelo marcado para as 19h15, no Independência, vale a sobrevivência do time mineiro na Primeira Liga. Por outro lado, o adversário terá uma formação completamente reserva, já que os titulares enfrentaram o Metropolitano, ontem, pelo Campeonato Catarinense. Rebaixado para a Série C do Brasileirão, o tricolor ainda não venceu nenhum jogo oficial neste ano e prioriza o Estadual.
Mais do que a necessária vitória, porém, o técnico atleticano Roger Machado tem como principal objetivo começar efetivamente a montar a escalação ideal a ser usada na competição continental, cujo título representa a maior ambição alvinegra na temporada.
A chegada de Elias significa uma mudança importante no meio de campo do Galo, uma vez que o camisa 8 formará dupla com Rafael Carioca, outro volante considerado “técnico”, ocupando a lacuna deixada por Júnior Urso e Leandro Donizete, mais conhecidos pela força física e de marcação.
“Desde que todo mundo se ajude (na compactação defensiva), não ficará apertado para ninguém. Elias é um jogador importante, está motivado e já o conhecemos há bastante tempo. É um jogador vitorioso e experiente”, declarou o treinador. “A Primeira Liga é uma competição nova, mas é importante para ganharmos ritmo e uma cara”, acrescentou Roger.
Elias desembarcou em Belo Horizonte na terça-feira passada e ganhou condições legais de jogo na última sexta-feira, mas não foi relacionado para a partida contra o Tombense, no sábado, pelo Campeonato Mineiro. Desde que chegou, o atleta de 31 anos participou de cinco treinos coletivos na Cidade do Galo.
Campeão brasileiro em 2015 e duas vezes vencedor da Copa do Brasil, em 2009 e 2013, o volante admite a motivação especial para a Libertadores e vê no torneio a grande chance de disputar a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira em 2018.
“O elenco é muito bom, além da presença do Roger, com um tipo de jogo e a forma de lidar com os comandados que me agradam muito”, disse o ex-jogador do Sporting-POR, contratado por R$ 8,4 milhões.
FICHA DO JOGO
ATLÉTICO - Giovanni; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias e Danilo; Cazares, Lucas Pratto e Fred. Técnico: Roger Machado
JOINVILLE - Matheus; Lucas Mota, Jeferson, Igor e Brenner; Junior Sutil, Diego Viana, Eduardo Person e Jonathan Ramos; Gustavo Xuxa e Marlyson. Técnico: Fabinho Santos
HORÁRIO E LOCAL - Às 19h15, na Arena independência, em Belo Horizonte
ARBITRAGEM - Edivaldo Elias da Silva, auxiliado por Luiz Henrique Souza Santos Renesto e Diego Grubba Schitkovski (Trio do PR)
TRANSMISSÃO - SporTV e Premiere