Dois acontecimentos envolvendo personalidades alemãs deixaram em estado de alerta os praticantes e monitores de esqui em todas as estações. O grave acidente sofrido por Michael Schumacher, no último dia 29 de dezembro, na estação de Méribel, na França, ainda causa comoção em todo o mundo. O alemão permanece internado em estado grave, em coma induzido, em um hospital em Grenoble.
No último final de semana, a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, também caiu em uma pista de esqui. Merkel sofreu uma "contusão grave associada a uma fratura incompleta no anel pélvico posterior esquerdo", segundo o porta-voz do governo alemão.
E se isso aconteceu com eles, dois alemães, acostumados desde criancinhas a esquiar, imagine com quem tem pouco contato com esse esporte.
Pensando nisso, a operadora SnowOnLine.com dá dicas importantíssimas para os brasileiros que quiserem se aventurar nas pistas de esqui da Europa ou do Hemisfério Sul. As orientações foram passadas pelo diretor de Marketing da operadora e especialista em turismo de neve Armando de Aguinaga.
1 - Use capacete. Apesar de não ser obrigatório para adultos, o uso do capacete é indicado sempre, para todas as idades e níveis de dificuldade.
2 - Faça aulas com instrutores qualificados, principalmente se você é um esquiador de primeira viagem. É o melhor investimento em uma estação de ski. As aulas não são baratas, mas você vai aprender muito mais rápido e aproveitar muito mais a sua viagem de uma forma segura. Se você tenta aprender por conta própria, você gasta tempo e energia e adquire vícios difíceis de corrigir. Investir dinheiro nas aulas é ganhar tempo nas férias e esquiar de modo muito mais garantido e proveitoso.
3- Faça um seguro-viagem que possa cobrir mais de US$ 50 mil (cerca de R$ 115 mil) por acidente. Este é um item importante que te protege de qualquer eventualidade. Caso a pessoa se machuque e seja atendida no pronto-socorro local ou no hospital, normalmente, ela poderá acionar o seguro.
4- Se informe a respeito da sinalização das pistas. Não existe um controle técnico para a prática do esqui. As pistas são separadas por cores e cada uma delas representa um nível de dificuldade. As montanhas de várias partes do mundo usam o mesmo padrão de cores para indicar esses níveis: as pistas verdes são recomendas para iniciantes; as azuis, para quem já tem nível intermediário. As pistas para esquiadores avançados são marcadas com a cor vermelha. Existem, ainda, as pistas de cor preta, recomendadas apenas para especialistas no esporte.
5 - Respeite as sinalizações. Na montanha, vale tanto quanto nas estradas. Se há uma placa pedindo para reduzir a velocidade, mudar o trajeto, não ir adiante daquela linha, etc, respeite a sinalização, pois isso tem um motivo para estar ali.
6 - Mantenha-se nas pistas. Todas as principais montanhas do mundo têm dezenas, centenas de pistas de todos os tipos, tamanhos e níveis. Não há necessidade de se aventurar fora das pistas, onde o terreno não foi preparado para a prática do esporte e onde não há patrulhamento das equipes de socorro.
7 – Fique atento ao fechamento das pistas. Normalmente, as pistas são fechadas uma hora antes de escurecer, justamente para que haja tempo de todo mundo descer da montanha e chegar embaixo com segurança. Existem montanhas com esqui noturno, com iluminação em algumas pistas, como, por exemplo, Steamboat e Keystone.
8 - Respeite o seu limite. Como tudo na vida, conhecer os seus limites e ter cuidado em uma pista de ski é muito importante. Não há porque você se aventurar naquela pista muito inclinada, cheia de bumps se você ainda não tem nível técnico suficiente. Agir dessa forma desgasta com o seu preparo físico e aumenta o risco de acidentes.
9 – Seja prudente. Todo o esquiador deve ter a cautela para não pôr sua vida em risco. Conhecer seus limites e respeitar a natureza do esporte são cruciais para uma boa atividade esportiva na neve. Esquio e ando de snowboard desde o fim da década de 1980 e desde então só sofri uma lesão séria praticando os esportes, quando rompi três ligamentos no ombro durante um salto.