Aguirre e Deivid têm tabus pela frente

Frederico Ribeiro - Hoje em Dia
13/12/2015 às 08:55.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:19

Os ex-atacantes Diego Aguirre e Deivid não terão que superar os goleiros adversários mais. No comando de Atlético e Cruzeiro, respectivamente, os treinadores iniciam os trabalhos nos rivais com o desafio de derrubar escritas.

Para o uruguaio, a marca a ser alcançada é de primeiro técnico estrangeiro a vencer uma Copa Libertadores dirigindo um clube brasileiro. Já o jovem comandante de 36 anos terá a primeira experiência como treinador logo em um ex-clube. Protagonista da Tríplice Coroa de 2003, não lhe falta ambição para repetir o feito na beira do gramado. Entretanto, basta conseguir um grande título nacional para se tornar o primeiro ex-jogador da Raposa a aumentar a quantidade de troféus na prateleira de cima da galeria celeste.

Ele pode superar, por exemplo, o ex-volante Ílton Chaves, vice do Brasileirão de 1974, na condição de técnico, e Adilson Batista, que perdeu a final da Libertadores em 2009.
 

FATO RARO

Aguirre assumiu o Atlético antes do colega e não irá curtir férias. Já estuda a montagem do elenco, principalmente para a Libertadores. Vencer o torneio não será novidade para o comandante de 50 anos. Foi herói do último título do Peñarol na competição, em 1987. Quase 30 anos depois, pode se tornar apenas o sexto técnico a levantar a taça continental tendo nacionalidade diferente da equipe vencedora.

A última vez que isso ocorreu foi há sete temporadas, com o argentino Edgardo Bauza comandando a LDU, do Equador.

Antes dele, o uruguaio Luis Cubilla foi bicampeão pelo Olimpia, do Paraguai, que já ergueu uma taça com o argentino Nery Pumpido. Completando a lista, o iugoslavo Mirko Jozic é o único europeu a vencer a Libertadores, com o Colo-Colo, do Chile, em 1991.

“Um dos objetivos grandes do Atlético é a Libertadores. Mas é uma competição especial, diferente, na qual é preciso se preparar não somente no aspecto futebolístico e tático, mas na mentalidade”, disse Aguirre, ao SporTV.

GRUPO SELETO

Deivid foi auxiliar de Vanderlei Luxemburgo no Flamengo e Cruzeiro. Agora, alçará voos sem estar debaixo da asa do velho chefe. O ex-goleador poderá entrar no seleto hall de campeões brasileiros como jogador e técnico e ter a companhia de Muricy Ramalho, Carpeggiani, Leão e Andrade.

“Eu vinha me preparando pra essa oportunidade. Estudo desde 2007, quando estava na Turquia. Gosto de conquistar e vocês podem ter a certeza de que o Cruzeiro, a partir de 2016, vai ser um clube que vai entrar para ganhar, nunca só pra disputar”, diz Deivid, lembrando dos tempos em que foi treinado por Luis Aragonés, no Fenerbahçe. O ex-técnico espanhol, inclusive, foi campeão pelo Atlético de Madrid como técnico e atleta.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por