O Campeonato Brasileiro Feminino Série A1 de 2024 começa no dia 15 de março e América, Atlético e Cruzeiro estarão juntos na competição pela primeira vez na história. As três grandes equipes de Belo Horizonte intensificaram as preparações para o torneio nacional.
O times estão entre as 16 equipes que participam da competição. Os oito melhores colocados na fase de pontos corridos avançam ao mata-mata. O torneio segue com os times classificados para a semifinal e, depois, à grande final.
Veja como chegam as Spartanas, as Vingadoras e as Cabulosas para o Brasileirão 2024
América
O América conquistou o acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2023 e busca repetir o bom desempenho na Série A1. O Coelho chegou a brigar pelo título da segunda divisão, mas foi derrotado para o RB Bragantino.
Fundada em 2015, a equipe feminina passou por muitas modificações e em 2019 recebeu mais recursos da diretoria do clube. No mesmo ano, o América quase conseguiu o acesso à elite do futebol brasileiro, mas caiu nas quartas de final.
Neste ano, as Spartanas brigam para se manter na primeira divisão do futebol feminino e batalha para bater de frente com equipes já consolidadas na elite do Brasileirão. A equipe alviverde estreia contra o Internacional, no dia 16 de março, às 16h.
Atlético
Com desempenho ruim dentro de campo e polêmicas fora, o futebol feminino do Atlético passa por instabilidade. Em função disso, o Galo lutou contra o rebaixamento à segunda divisão do Brasileiro em 2023. As vingadoras terminaram na 12ª posição, com 16 pontos, com cinco vitórias, um empate e nove derrotas. O Bahia, primeiro rebaixado, caiu com 13 pontos na 13ª colocação.
A temporada terminou pior ainda para o Galo após ser derrotado pelo Cruzeiro por 1 a 0 na final do Campeonato Mineiro. O Atlético viu a hegemonia de três títulos do Estadual (2020, 2021 e 2022) ser quebrada pelo maior rival.
Após o fim das competições, uma reportagem do Globo Esporte revelou as condições precárias que as jogadoras viviam no Galo. Algumas atletas relataram a a falta de toalhas e materiais esportivos básicos e também de um espaço para treinamento. As Vingadoras treinavam na Arena Santa Cruz, espaço cedido pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Neste ano, o Atlético passa por um processo de reestruturação em todos os departamentos da modalidade. Quase todo elenco foi reformulado e o técnico da equipe será Antony Lima Menezes. O time passará a treinar na Vila Olímpica, antigo centro de treinamento do masculino, que passou por uma grande reforma e terá uso exclusivo das Vingadoras. A equipe estreia no Campeonato Brasileiro contra o Fluminense, no dia 16 de março, às 15h, no estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Cruzeiro
Depois de um 2023 de sucesso, as Cabulosas buscam conquistas ainda maiores nesta temporada. Na última temporada, o Cruzeiro chegou de forma inédita às quartas de final do Brasileirão e voltaram a faturar o título de campeãs mineiras após três anos como vices no estadual.
No início deste ano, o time celeste retornou a uma final de competição a nível nacional com a disputa da Supercopa Feminina. Na ocasião, a Raposa foi derrotada por 1 a 0 pelo Corinthians.
Todas essas conquistas foram alcançadas pelo trabalho da gestão do futebol feminino do clube. O departamento foi fortalecido com a chegada da Sociedade Anônima de Futebol, liderada por Ronaldo Fenômeno. A nova diretoria enxerga o futebol feminino como um pilar estratégico para o crescimento da instituição e da marca do Cruzeiro.
As Cabulosas estreiam no Campeonato Brasileiro no dia 16 de março. O primeiro adversário será o São Paulo, às 16h, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, com mando de campo do Cruzeiro.
*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond
Leia mais