Marcar pelo menos dez pontos, nos 12 que ainda disputa na Série B do Campeonato Brasileiro, é o desafio do América na briga por uma vaga na Primeira Divisão do ano que vem. Com menos do que isso, o acesso é só um sonho.
Pelos cálculos do site Probabilidades no Futebol (www.mat.ufmg.br/futebol), mantido pelo Departamento de Matemática da UFMG, dificilmente uma equipe alcança a Série A com menos de 61 pontos.
No caso do América, que tem um baixo número de vitórias em relação aos concorrentes, o risco é grande de perder a vaga nesse critério de desempate, que é o primeiro.
O Coelho, que é nono colocado, tem os mesmos 52 pontos de Figueirense (7º) e Joinville (8º), mas é superado pelos catarinenses no número de vitórias, pois venceu 13 das 34 partidas que disputou. Já os rivais, ganharam 16 e 15 vezes, respectivamente.
Por isso, o mais seguro para o Coelho é trabalhar sempre acima da margem matemática.
Entre 2006, quando a Série B passou a ser disputada no sistema de pontos corridos, e 2011, 62 pontos sempre foram suficientes para se garantir a quarta vaga na competição. Só no ano passado esse número sofreu uma alta considerável, pois pulou para 71.
Pelos cálculos dos professores do Departamento de Matemática da UFMG, com 62 pontos uma equipe tem 80,04% de chances de se garantir no G-4 da Série B.
Um aspecto favorável ao América é o fato de as quatro rodadas finais terem vários confrontos diretos programados.
O Coelho participa de apenas um deles, contra o Joinville, na penúltima rodada, em partida que será disputada em Santa Catarina.
Quase fora
No caso do Boa, a possibilidade de acesso é bem complicada, pois o time de Varginha, mesmo que vença seus jogos nas últimas quatro rodadas, pode atingir no máximo 59 pontos.
Com essa marca, são de apenas 6,95% as chances de um time alcançar o acesso à Série A.