O América voltou a ser vítima de suas finalizações. Apesar de mostrar um futebol combativo no duelo contra o São Caetano, realizado nesta terça-feira (5), no Anacleto Campanella, o Coelho pecou demais e saiu do ABC Paulista apenas com um empate por 1 a 1.
Foi um péssimo resultado para os dois lados. Com a igualdade, o Coelho chegou à sétima posição, com 52 pontos, um atrás do Icasa, quarto colocado. O problema é que seus adversários diretos (Ceará, Paraná, Joinville, Avaí e o próprio Icasa) têm um jogo a menos e atuam nesta semana. O Azulão, por sua vez, permanece na sua ilíada, tentando sair da zona da degola. O time paulista tem 32 pontos, quatro atrás do ABC, último colocado fora do Z-4, e está com a corda apertando o pescoço.
O América voltará a campo na próxima terça-feira (12), quando visita o xará potiguar no estádio Nazarenão, em Goianinha, no Rio Grande do Norte. O Azulão, por sua vez, vem a Minas Gerais para pegar o Boa Esporte, às 19h30 do mesmo dia, no estádio Melão, em Varginha.
Agradável
Apesar das poucas “testemunhas” que foram ao Anacleto Campanella darem a sensação contrária, o duelo entre América e São Caetano, na noite desta terça-feira (5), valia muito. De um lado tinha o “Azulão” com a corda no pescoço, tentando sair do precipício. Do outro havia um Coelho visando o G-4 da Série B. Era o prenúncio de um jogo movimentado. E foi. Desde o rolar inicial da bola, para ser mais preciso.
Tão logo o relógio deu a primeira volta, o volante Andrei Girotto deu o recado de que a partida seria intensa. Em uma dessas jogadas despretensiosas, que parecem que não vão dar em nada, ele recebeu a pelota na intermediária. Com classe, dominou, fazendo com que ela desse um leve quique, que o ajudou a pegar com jeito na gorduchinha. Rasteira, ela morreu no canto esquerdo do gol defendido por Rafael Santos. Belo gol! 1 a 0.
Gol de Andrei deu a impressão de que o Coelho voltaria com três pontos para BH (Foto: Assessoria AFC/Carlos Cruz)
O tento logo no despertar da partida poderia sugeir que o jogo era do Coelho. Mas, que nada. Foi lá e cá. Era uma chance de um lado, oportunidade perdida do outro. E no meio delas veio o empate. Aos 12 minutos, Cassiano recebeu uma cobrança de lateral na entrada da área. Com dois marcadores pela frente, ele cortou para o meio, puxando a bola para a canhota e chutou com categoria no ângulo de Matheus. Indefensável. 1 a 1.
Conforme a bola continuou rolando no primeiro tempo, ficou a sensação de que a partida merecia um público maior. Era intensa, com boas jogadas dos dois lados e gols perdidos por alguns detalhes. O fato do empate não servir para nenhum dos times fez com que as equipes procurassem o ataque o tempo todo. E fez bem ao embate.
Erro no toque final
O segundo tempo ofereceu um jogo tão interessante como o primeiro. Apesar do gramado e a chuva não contribuírem com as equipes, São Caetano e América buscaram a vitória da forma como podiam. Não faltou garra, bolas espirradas e finalizações. O que deixou a desejar foi a pontaria dos atacantes dos dois lados.
Aos sete minutos, por exemplo, a bola até que beijou a rede. Porém, foi pelo lado de fora. Após cobrança de escanteio pela direita, Bruno Aguiar subiu mais que toda a zaga do América, mas não conseguiu testar para dentro da caixinha.
O Coelho teve uma grande oportunidade aos 17 minutos, quando Bady fez bela jogada individual e chutou colocado rumo ao gol defendido por Rafael Santos. O problema é que a bola saiu com um pouco mais de altura que o desejado e passou acima da trave.
Essa imprecisão foi ainda mais visível aos 40 minutos, quando Marcão recebeu pela direita. O centroavante partiu em velocidade e, ao chegar na área, teve tempo para parar, pensar e escolher o canto. Porém, pecou na finalização, ao chutar fraco e facilitar a defesa de Rafael Santos.
No final das contas, ficou a sensação de que algo mais poderia ter acontecido. O São Caetano foi vibrante, sim, mas o Coelho teve em mãos a vitória que o deixaria “dormir” no G-4. Porém, como virou praxe nesta Série B, o América “não se ajuda” quando tem a faca e o queijo nas mãos.
FICHA TÉCNICA
SÃO CAETANO 1 X 1 AMÉRICA
SÃO CAETANO: Rafael Santos; Samuel Xavier, Bruno Aguiar, Luiz Eduardo, Diego (Gicancarlo); Fabinho, Wagner Carioca, Leandro Carvalho (Anselmo), Éder; Cassiano e Marcelo Soares (Bruno Veiga). Técnico: Pintado
AMÉRICA: Matheus; Elsinho, Jaílton, Victor Hugo, Danilo; Andrei Girotto (Marcão), Leandro Ferreira, Elvis (Marcelo Rosa), Bady; Fábio Júnior (Alessandro) e Nikão. Técnico: Silas
Gols: Andrei (no 1º minuto), Cassiano (aos 12' do 1º tempo);
Motivo: Jogo válido pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 5 de novembro de 2013
Estádio: Anacleto Campanella
Cidade: São Caetano do Sul (SP)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (CBF/RJ)
Árbitros assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (ESP/RJ) e José Antônio Chaves Franco Filho (CBF/RS)
Cartões amarelos: Leandro Carvalho e Luiz Eduardo (São Caetano); Andrei, Elsinho, Danilo e Leandro Ferreira (América)