América derrota Figueirense por 1 a 0 na rodada de abertura da Primeira Liga

Cristiano Martins - Hoje em Dia
28/01/2016 às 21:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:13

(Ricardo Bastos/Hoje em Dia)

Vitória por 1 a 0 no jogo de estreia, com gol marcado por um jovem revelado no clube. Foi assim, como havia acontecido na edição inaugural da antiga Copa Sul-Minas (2000), da qual sagrou-se campeão, que o América iniciou a caminhada na inédita Primeira Liga (Copa Sul-Minas-Rio) em 2016.

Formado na base do Coelho, Bruno Sávio herdou uma vaga no ataque do reformulado time do técnico Givanildo Oliveira e garantiu o triunfo sobre o Figueirense, na noite desta quinta-feira (28). A partida, disputada no estádio Independência, fechou a primeira rodada do Grupo 3.

Com o resultado, o América é o único time mineiro a comemorar na rodada inaugural da nova competição regional. Ontem, o Cruzeiro havia empatado com o Criciúma em 1 a 1, no Sul, e o Atlético, sido derrotado pelo Flamengo por 2 a 0, no Mineirão.

“Ótima estreia. A gente conseguiu ter o controle da partida, principalmente no primeiro tempo. Tivemos muitas ações ofensivas e, defensivamente, a gente esteve bem postado. O time está de parabéns pelo início do trabalho. Lógico que ainda está no começo, e a gente vai procurar ajustar aos poucos”, avaliou o meia Tony, um dos poucos remanescentes da temporada passada.

Mesmo com meio time formado por caras novas, o América teve boa movimentação e abriu o placar logo aos 13 minutos, em rebote de um chute do meia Rafael Bastos na trave. Na etapa final, o ritmo caiu devido ao cansaço dos times, e o Coelho teve tranquilidade para manter a vantagem sem muitas dificuldades.

Titular nos treinos desde o início da temporada, o zagueiro Adalberto foi poupado devido a um desgaste muscular. Além dele, o técnico Givanildo Oliveira não pôde contar com os atacantes Cesinha e Romário, lesionados, além do zagueiro Artur, do meia Pablo e do atacante Tiago Luís, ainda não regularizados.

O América volta ao Independência neste domingo (31), às 19h30, contra o Tupi, pela estreia no Campeonato Mineiro. Pela Primeira Liga, o segundo compromisso do Coelho está marcado para o dia 17 de fevereiro, diante do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Boa lembrança
Na primeira rodada da Copa Sul-Minas de 2000, o América estreou com vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, com gol do então novato Ruy “Cabeção”. O Coelho viria a levantar o troféu do inédito torneio, ao bater o Cruzeiro na grande final com duas vitórias (1 x 0 na ida, e 2 x 1 na volta, ambas no Mineirão).

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA 1 X 0 FIGUEIRENSE
AMÉRICA: João Ricardo; Jonas, Alison, Sueliton e Danilo (Maranhão); TÉCNICO: Givanildo Oliveira
FIGUEIRENSE: Júnior Oliveira; Leandro Silva, Marquinhos, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; França (Elias); Clayton e Dudu; TÉCNICO: Hudson Coutinho
GOL: Bruno Sávio, aos 13 minutos do primeiro tempo
CARTÕES AMARELOS: Osman (A); Yago (F)
ARBITRAGEM: Arilson Bispo da Anunciação, auxiliado por Julio Cesar Rodrigues Santos e Julio Cesar Spinosa de Freitas (RS)
LOCAL: Estádio Independência, em Belo Horizonte
MOTIVO: Rodada inicial da Primeira Liga

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por