
América e Cruzeiro fazem hoje, às 21h, no Independência, o clássico mineiro pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida desta noite será a quinta entre as duas equipes na temporada. Nos confrontos anteriores, a vantagem é do Coelho, que além de estar invicto, com uma vitória e três empates, ainda eliminou o rival na semifinal do Estadual, competição no qual ainda se sagraria campeão, ao vencer o Atlético na grande final.
Mas a história agora é bem diferente. Apesar dos encontros anteriores, as equipes chegam bastante modificadas em relação ao último confronto, no dia 24 de abril, pelo primeiro turno do Brasileiro.
6 jogadores dos 22 escalados no último clássico se mantêm como titulares; 8 atletas utilizados no primeiro turno sequer fazem parte dos elencos atualmente
As fracas campanhas na competição levaram ambas as diretorias a se movimentarem. Além das mudanças nas comissões técnicas, houve ainda uma grande reformulação nos dois elencos.
Dos 22 jogadores que iniciariam o último clássico, apenas seis se mantêm como titulares. Alguns, inclusive, já nem fazem mais parte dos grupos.
No último duelo, o Cruzeiro atuou com Fábio; Federico Gino (Douglas Coutinho), Bruno Viana, Léo e Sánchez Miño; Bruno Ramires, Henrique e Ariel Cabral (Robinho), Elber, Arrascaeta e Willian (Riascos).
Entre lesões, transferências e opções técnicas, apenas Henrique, Ariel Cabral e Arrascaeta continuam no time titular. Já Bruno Viana, Sánchez Miño, Douglas Coutinho e Riascos não defendem mais o clube estrelado.
O América, por sua vez, iniciou a partida com João Ricardo, Hélder (Roger), Artur, Sueliton e Danilo; Leandro Guerreiro, Claudinei, Rafael Bastos e Xavier; Tiago Luis e Victor Rangel (Bruno Sávio).
Desses, somente João Ricardo, Sueliton e Leandro Guerreiro continuam como titulares. O lateral Danilo, atualmente reserva de Gilson, deve ganhar uma nova chance no clássico, devido à suspensão do titular. Artur, Rafael Bastos, Tiago Luis e Victor Rangel já deixaram o clube.
E as mudanças não se restringem somente aos jogadores. Treinadores na ocasião, Paulo Bento e Givanildo Oliveira foram demitidos. O ex-técnico celeste deu lugar a Mano Menezes, enquanto, no lado alviverde, Givanildo ainda foi substituído por Sérgio Vieira antes da contratação de Enderson Moreira.
Momentos opostos
Apesar de ocuparem a parte de baixo da tabela, os rivais vivem momentos distintos na temporada.
Lanterna do Brasileirão com apenas 13 pontos em 22 jogos, o América vem de três derrotas consecutivas e já aparece 11 pontos distante do Internacional, que abre atualmente o Z-4.
O Cruzeiro, por sua vez, está em franca recuperação. A sequência de cinco jogos sem perder tirou a equipe da zona de rebaixamento e a colocou na 14ª posição, com 26 pontos.
Além da ascensão no Brasileiro, a Raposa vem embalada também pela goleada por 5 a 2 sobre o Botafogo, pelo confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, resultado que encaminhou a classificação do time para a próxima fase.
FICHA TÉCNICA
América: João Ricardo; Jonas, Alison, Sueliton e Danilo; Leandro Guerreiro, Juninho, Pablo e Diego Lopes; Osman e Nilson (Michael). Técnico: Enderson Moreira
Cruzeiro: Rafael; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique, Ariel Cabral e Robinho; Arrascaeta, Alisson (Rafinha) e Ramón Ábila. Técnico: Mano Menezes
Horário e local: 21h, no estádio Independência, em Belo Horizonte
Arbitragem: Igor Junio Benevenuto, auxiliado por Pablo Almeida da Costa e Celso Luiz da Silva (trio de MG)
Transmissão: Premiere FC
* Colaborou Lucas Borges