América perde em Volta Redonda e é lanterna do Brasileirão

Da Redação*
esportes@hojeemdia.com.br
15/06/2016 às 23:16.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:55

O América entrou em campo com o objetivo de conquistar a primeira vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro, que seria também a primeira com Sérgio Vieira comandando a equipe à beira do gramado, e uma oportunidade de complicar a vida de um concorrente direto contra o rebaixamento.  Todos os objetivos foram frustrados. O Coelho não contava com a noite inspirada do atacante Sassá, que definiu a partida logo no primeiro tempo, marcando três gols.

A equipe carioca não precisou de mais que 45 minutos para construir a vitória sobre o Coelho, que apático, apenas assitiu a equipe comandada por Ricardo Gomes impor uma derrota irrefutável ao time do português Sérgio Vieira.

Não foi a noite dos defensores americanos, que em contraste com a atuação iluminada do botafoguense Sassá, municiou o ataque adversário com diversas oportunidades de gol. Além dos dois penaltis convertidos pelo atacante, um erro na saída de bola, do zagueiro Adalberto resultou em gol da equipe da estrela solitária.

O jogo

No começo da partida o América deu a impressão de que tentaria pressionar o Botafogo em busca do gol. Logo aos dois minutos, o goleiro Sidão foi obrigado a realizar uma bela defesa para impedir o gol de Eduardo, que finalizou após cruzamento de Danilo que foi desviado de cabeça pelo atacante Borges. O árbitro porém assinalou falta do atacante americano no lance.

Aos 12 minutos o Botafogo chegou com perigo pela primeira vez. Neilton foi lançado pela direita do ataque, o zagueiro Adalberto tentou proteger, mas o atacante chegou primeiro só não abriu o marcador porque o goleiro João Ricardo estava atento no lance e fez a defesa. Aos 14, o América teve a oportunidade de chegar ao gol em cobrança de falta na entrada da área. Alan Mineiro bateu forte, mas a bola bateu no braço do zagueiro Renan Fonseca, o árbitro Rodrigo Raposo mandou seguir.

O Botafogo adiantou a marcação na tentativa de pressionar a equipe americana. Aos 21 minutos, a equipe carioca teve boa chance com Yaca Núñez, que quase marcou em belo chute, buscando o ângulo de João Ricardo. A bola passou rente ao travessão. Aos 22 a pressão botafoguense surtiu efeito. Sassá recebeu a bola na área e foi derrubado por Artur. Penalti convertido pelo atacante, que bateu no canto esquerdo de João Ricardo, que caiu para o outro lado. Dois minutos depois, Sassá quase marcou mais um. O atacante foi acionado mais uma vez e tentou um chute de longe. João Ricardo faz defesa segura.  

O América seguia acuado e não conseguia agredir o adversário. A situação piora quando aos 31 minutos, em vacilo incrível do zagueiro Adalberto, Sassá balançou a rede novamente. O defensor americano errou na saída de bola e foi desarmado por Neilton, que passou a bola para Sassá, livre, apenas empurrar para o gol vazio.

Sem poder e reação, só restou ao América assistir Sassá receber livre mais uma vez, driblar João Ricardo e ser derrubado pelo arqueiro. Novamente, batida no canto esquerdo de João Ricardo, que insistiu em cair para o lado direito. Três a zero, em noite gloriosa do atacante alvinegro.

Já o Coelho, foi para o intervalo atordoado pelo resultado acachapante.

Segundo tempo   
   
As duas equipes retornaram do intervalo com alterações. O técnico botafoguense promoveu a entrada de Fernandes no lugar de Airton, enquanto o comandante americano lançou Bruno Sávio no lugar de Eduardo.

Logo aos dois minutos, a substituição de Sérgio Vieira surtiu efeito. Após cruzamento de Danilo, Sidão fez linda defesa após cabeceio de Adalberto, mas no rebote Bruno Sávio descontou para o América.

A partir desse momento o time americano tentou pressionar o adversário, mas sem organização e errando muitos passes, a equipe não conseguia chegar com qualidade ao ataque. Aos 11 minutos porém, Osman invadiu a área e chutou firme. A bola passou pelo goleiro Sidão, mas encontrou Renan Fonseca, que praticamente em cima da linha evitou o segundo gol americano.
 
Na tentativa de dar mais mobilidade ao time, Sérgio Vieira sacou Alan Mineiro para a entrada de Tiago Luís. Sem sucesso. Aos 19 minutos o Botafogo quase chegou ao quarto gol com Neílton. O goleiro João Ricardo evitou o pior ao afastar chute rasteiro no canto para escanteio. Aos 27, o volante Claudinei deu lugar ao meia Matheusinho. Um minuto depois de entrar em campo o jovem jogador recebeu na área e tocou para Borges, que desperdiçou boa oportunidade.

Foi a última oportunidade do América que sem poder de reação, apenas assistiu o Botafogo controlar a partida, somar os três pontos e empurrar o Coelho para a lanterna da competição.
 
FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA:

João Ricardo; Hélder,  Artur, Adalberto e Danilo; Claudinei (Matheusinho), Juninho, Eduardo (Bruno Sávio), Alan Mineiro (Tiago Luis) e Osman; Borges. Técnico: Sérgio Vieira.

BOTAFOGO:

Sidão; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Airton (Fernandes), Bruno Silva, Gervasio Núñez e Leandrinho; Neilton e Sassá (Ribamar). Técnico: Ricardo Gomes.

Gols: Sassá 23', 31', 38' (Botafogo), Bruno Sávio 2' (América)

Arbitragem: Rodrigo Batista Raposo, auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Júnior (todos do Distrito Federal)

Cartões Amarelos: Renan Fonseca, Neílton (Botafogo), João Ricardo, Bruno Sávio (América)

Público: 883 pagantes

(*) Colaborou Felipe Repolês

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por